O encontro e o diálogo entre empresas, instituições, profissionais e estudantes que desejam entrar no mercado é um dos pontos fortes da primeira edição da Feira de Estágio e Emprego do Maranhão, que acontece de 18 a 20 de setembro, no Rio Poty Hotel, em São Luís, numa promoção do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e do Programa Maranhão Profissional, em cujas ações o Sine-MA está integrado.
O evento busca proporcionar ao público capacitação em diversas áreas profissionais, por meio de palestras e oficinas que envolvem desde temas básicos, como elaboração do currículo e comportamento em entrevistas de emprego, a assuntos mais específicos envolvendo gestão, tecnologia e empreendedorismo.
O desenvolvimento profissional dos participantes será estimulado com o sorteio de 300 vagas de estágio remunerado e 300 bolsas integrais de cursos profissionalizantes entre os estudantes e profissionais inscritos.
A Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres) estará presente através dos serviços do Sine-MA, contribuindo com a inclusão dos jovens maranhenses no mercado de trabalho, apresentando ferramentas e serviços disponíveis para auxiliá-los na qualificação profissional e encaminhamento a empresas.
Os empresários que participarão do evento também terão a oportunidade de conhecer os serviços que o Sine-MA oferece para empresas parceiras, tais como a disponibilização de espaço e técnicos para a realização de seletivos profissionais; as vantagens de saber operar o sistema Mais Emprego para oferta de vagas através do serviço; as capacitações em orientação profissional e um banco de currículos com mais de 200 mil profissionais maranhenses disponíveis.
Sobre este tema, a secretária adjunta de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá (MT), Ivone Rosseti, vai ministrar palestra incentivando e orientando empresários a se utilizarem dos serviços do Sine - por serem totalmente gratuitos e por fazerem parte de uma rede nacional que fomenta a qualificação de trabalhadores. A experiência da capital mato-grossense também será apresentada - a cidade trabalha, atualmente, com oito agências físicas do Sine, o que demonstra o interesse e a credibilidade que a sociedade dedica ao serviço.
A supervisora de Intermediação de Mão de Obra da Setres, Isaura Modesto, esclarece que a cada trabalhador maranhense colocado no mercado de trabalho através do Sine, o governo federal aumenta os recursos de qualificação profissional a serem investidos no Maranhão. “É uma relação entre poder público, iniciativa privada e sociedade que se fortalece em prol do mercado de trabalho maranhense”, avaliou.
Para o secretário titular da Setres, José Antônio Heluy, o momento é de expandir ações para incrementar a qualidade dos serviços. “Acreditamos muito nesse momento de grande parceria com a Sectec e o Estado, dando uma visão diferenciada na empregabilidade de jovens profissionais para o mercado de trabalho, alavancando a oferta e demanda de empregos e de trabalhadores qualificados”, ressaltou.
Publicado em Regional na Edição Nº 14806
Comentários