O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão, Cleinaldo Casto Lopes, esteve na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), em São Luís, para esclarecer dúvidas dos servidores do quadro efetivo, lotados na DPE, sobre o Plano de Cargos e Carreiras dos Servidores Públicos do Estado do Maranhão (PCCS). A exposição foi acompanhada pelo defensor público Ideválter Nunes da Silva, que também responde pela direção jurídica do Sindicato.
Os dirigentes do Sindicato falaram sobre as vantagens da adesão ao plano em função dos ganhos financeiros reais. Segundo eles, os benefícios serão progressivos e serão repassados aos servidores até o ano 2015. Conforme exemplificou Cleinaldo Castro, o servidor que tem nível superior, por exemplo, terá benefícios de até 120% em seu salário até o final desse período.
Outra dúvida dos servidores efetivos da Defensoria Pública estadual foi quanto à Unidade Real de Valores (URV), que, em caso de adesão ao plano, terá que ser renunciada. “Para quem tem direito a URV, a perda no salário será de apenas 25%. Por isso, nós estamos orientando e incentivando os servidores a aderirem ao PCCS, pois as vantagens são bem maiores do que as perdas,” pontuou Ideválter da Silva, que também é membro do Conselho Superior do Fundo de Pensão e Aposentadoria (Consup), representando a categoria dos servidores.
Segundo a supervisora do setor de Recursos Humanos, Lucy Maria Garcez, o quadro atual da Instituição hoje é de 59 efetivos. Destes 18 já aderiram ao PCCS. Já o presidente do sindicato, Cleinaldo Lopes, informou que o quadro de servidores do Estado é de 61 mil na ativa e outros 88 mil entre aposentados e pensionistas. Desse total, ele informou que o número de optantes pela adesão ao plano é expressivo, e acredita que com o trabalho de esclarecimento que a entidade vem fazendo junto à categoria, essa demanda deve aumentar mais ainda. (João Nepomuceno)
Publicado em Regional na Edição Nº 14493
Comentários