Será realizada neste domingo (06), na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Imperatriz, situada na rua Henrique Dias, 560 - Setor Rodoviário, a partir das 14 horas, a Assembleia Geral da categoria para discussão do Acordo Coletivo de Trabalho que visa atualizar os pisos salariais para as funções da construção civil (pedreiros, serventes, encarregados etc.), além de outros benefícios que passam a ser exigidos pelos trabalhadores.
No encontro que discutirá os termos do Acordo Coletivo de Trabalho da categoria serão debatidos, entre outros assuntos, benefícios como ticket alimentação, fornecimento de lanche entre o intervalo do café da manhã e o almoço e outro no meio da tarde, além de exigência para acabar com as “Folhas 2”, uma espécie de pagamento por horas extras e valores trabalhistas extra folha formal. Essa prática é comum nas empreiteiras/construtoras que atuam na cidade. Dessa forma, o valor da folha oficial diminui e as empresas pagam menos impostos sobre ela, reduzindo o custo da empresa. Mas o que é recebido pela “Folha 2” não serve de base para a previdência nem para seguro desemprego, lesando assim os trabalhadores.
Apesar de ser uma prática ilegal, tanto o sindicato quanto a Delegacia do Trabalho de Imperatriz nunca fizeram uma fiscalização mais forte para combater essa irregularidade. O presidente do Sindicato, Washington Luís, informou que o encontro, que será o quarto para tratar sobre este assunto, deverá consolidar o acordo a fim de que os trabalhadores não fiquem no prejuízo, assim como as empresas. (William Marinho)