São Luís - Para conhecer o perfil do turista que visita o Maranhão, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) finalizou o trabalho de campo da Pesquisa de Turismo Receptivo 2011. Os dados foram coletados, no período de 27 a 31 de julho, nos principais terminais de passageiros de São Luís, Barreirinhas, Imperatriz e Carolina.
O trabalho de coleta de dados além de revelar o perfil do turista, pretende identificar a cidade de origem dos visitantes que desembarcam no estado, a opinião sobre a infraestrutura e atrativos locais, renda e faixa etária, hábitos e motivação da viagem.
De acordo com o secretário de Turismo, Tadeu Palácio, o trabalho deverá ser concluído em no máximo 30 dias e poderá fornecer um diagnóstico do perfil do turista que vem ao Maranhão na alta estação.
“A pesquisa nos ajuda a perceber o perfil do turista e informações importantes como o meio de hospedagem, gasto e permanência bem como a origem do visitante”, afirmou Tadeu Palácio.
Ainda, de acordo com o secretário, está prevista para novembro a realização da pesquisa de demanda que deve mapear também o turista que chega ao estado durante a baixa temporada, com respostas completas, “importante para a construção e desenvolvimento do setor no estado”.
Receptividade
Com um questionário de pelo menos 40 perguntas, a empresa responsável pela captação dos dados, a Econométrica, abordou turistas e visitantes nos principais terminais.
O empresário Allan de Souza estava a negócio quando respondeu o questionário no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado. “Considero importante responder as perguntas por que elas mostram as necessidades que devem ser superadas para melhorar a infraestrutura no estado”, comentou. (Keith Almeida)
Comentários