O presidente da FIEMA e diretor regional do SESI-MA, Edilson Baldez, ressaltou a importância do projeto que dá uma nova oportunidade aos jovens do ViraVida
Jovens em situação de vulnerabilidade social de São Luís e Rosário ganham novas perspectivas de vida com o programa ViraVida

São Luís – Aconteceu, na tarde da última terça (17), no auditório Alberto Abdalla, a solenidade de formatura da quarta turma do ViraVida, iniciativa do Conselho Nacional do SESI – Serviço Social da Indústria, que certificou 40 jovens das cidades de São Luís e Rosário atendidos pelo programa que oportuniza uma imersão em atividades socioeducativas e de qualificação profissional. Este ano, 155 jovens já foram beneficiados no Estado.
Durante um ano, o programa prepara os alunos para uma virada de vida, com dignidade, cidadania e qualificação no mercado de trabalho, oferecendo a eles a oportunidade de desenvolver suas potencialidades, visando sua inserção social e profissional, além de atendimento psicossocial, de saúde e odontológico, esporte e lazer.
No Maranhão, o ViraVida é desenvolvido desde 2011 pelo SESI, em São Luís e em 2014 na cidade de Rosário, com apoio dos parceiros da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, das ongs, do Sistema S e de empresas da capital. Cerca de 260 jovens já foram atendidos no estado. No país, o programa está presente em 26 cidades, de 19 Estados brasileiros, e já atendeu mais de 5,9 mil pessoas.
A solenidade de formatura foi aberta com uma bela apresentação musical do projeto Orquestrando Rosário, seguida da fala do presidente da FIEMA, Edilson Baldez das Neves, que também é diretor regional do SESI, e fez questão de ressaltar a oportunidade que os jovens recebem com esse programa e agradecer a todos os parceiros. “É com muita satisfação e alegria que estamos aqui celebrando esse momento de formatura. Vocês, jovens, devem aproveitar essa oportunidade e só temos a agradecer a todos os parceiros que nos ajudam a tornar esse programa possível. Muito obrigado”, disse o presidente da FIEMA, se referindo às entidades do Sistema S – SESI, SENAI, SENAC e SEBRAE; ONGs, CREAS, CRAS, Conselhos Tutelares e toda a Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente e Rede de Enfrentamento à Violência Sexual, além do poder público estadual, como a Defensoria Pública, secretárias municipais e empresas públicas e privadas.
Para a superintendente do SESI-MA, Roseli Ramos, o programa ViraVida é uma metodologia criada pelo Conselho Nacional do SESI para oferecer suporte aos jovens vítimas de exploração sexual. “O programa assegura a esses jovens a superação das vivências de dor, a apropriação de ferramentas cognitivas e emocionais de crescimento pessoal e profissional, além da possibilidade de empreenderem a um caminho de dignidade e cidadania.”
Novas perspectivas – “Mudou completamente a minha vida. Foi um ano inesquecível. Fiz diversos cursos no programa e graças a Deus e ao ViraVida hoje já estou trabalhando num restaurante de São Luís, onde me sinto muito feliz”, destacou o jovem L.A.S*, 19 anos, que pela primeira vez encara o mercado de trabalho e já vive novas perspectivas, inclusive de fazer vestibular para fisioterapia.
A oradora da turma, M.Z.A*, destacou a mudança de vida com o programa. “Depois do ViraVida, tudo mudou. O programa transformou a minha vida e a de todos nós”, comemorou a jovem.
A gerente da Unidade Empreendedora de Vidas do SESI-MA, Valéria Pereira, que coordena o ViraVida no Maranhão, contabiliza as vitórias da turma. Três jovens estão cursando o Ensino Técnico, seis já estão inseridos no mercado de trabalho e os demais estão passando por processos seletivos e estão prestes a entrar em trabalho.
“Só temos a agradecer a todos da equipe do ViraVida, a FIEMA, ao SESI e aos demais parceiros pelo crescimento do programa. Agradecemos  também a cada um de vocês, formandos, pelo envolvimento e esforço de todos”, disse ela aos formandos.
Participaram, ainda, da formatura do ViraVida a superintendente do SESI, Roseli Ramos; o defensor público estadual com atuação no Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente (NDCA), Gabriel Furtado; o diretor regional do SENAI e superintendente do IEL, Marco Moura; o diretor regional do SENAC, José Ahirton Batista Lopes; o superintendente da FIEMA, Albertino Leal; a prefeita de Rosário, Irlahi Linhares Moraes; o gestor de programas especiais da Junior Achiviement, Gleydson Nepomuceno; o gerente geral do Banco do Brasil de Rosário, Cesar Neto; o vereador de Rosário, Josias Santos; a secretária municipal da Mulher de Rosário, Jessilde Alves de Jesus; o conselheiro tutelar de Rosário, José Francisco Pinheiro; a diretora da FIEMA e vice-presidente do Sindvest, Ana Ruth; o secretário municipal adjunto de proteção social da prefeitura de São Luís, Rodrigo Desterro e Silva; a coordenadora de Promoção Social do SEST/SENAT, Priscila Carvalho; o gerente da unidade do SESC Saúde, Lauro Evangelista, e o presidente da Coliseu, Marcelo Bezerra.
* Nomes fictícios criados para preservar a identidade dos jovens.

Dados gerais do ViraVida MA
Total de jovens matriculados/atendidos: 260
São Luís - 179
Rosário - 81

Total de jovens concluintes/formados: 155
São Luís - 135
Rosário - 20

Jovens em processo socioeducativo: 50 (apenas em Rosário)

Total de jovens inseridos no mercado de trabalho após a conclusão do programa: 93 (60%)
São Luís - 90 (80%)
Rosário - 3 (15%)