O Serviço Social da Indústria (SESI/MA), entidade do Sistema FIEMA, assinou convênio com a prefeitura de Governador Edison Lobão, para formação de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que serão realizadas no município. A iniciativa visa contribuir com a formação de trabalhadores das indústrias de couro instalada na região, além de favorecer o desenvolvimento da comunidade no aspecto social e econômico.
"Essa parceria é importante por disponibilizar aos jovens e adultos que já atuam no mercado, a oportunidade de concluírem o ensino médio e continuarem seus estudos a partir do diploma de conclusão", garante a gerente do SESI Imperatriz, Amparo Alencar.
As aulas são indicadas para quem deseja conciliar estudo com o trabalho por não ter tempo disponível para aulas regulares. A nova EJA Ensino Médio desenvolvida pelo SESI prevê 20% de aulas presenciais e 80% a distância, por meio da plataforma de ensino a distância do SESI que pode ser acessada de casa. No município, as aulas devem acontecer no laboratório de informática instalado na Casa do Idoso.
O prefeito de Governador Edison Lobão, Geraldo Braga, destaca a relevância da parceria para a população. "Buscamos por meio da secretaria de indústria e comércio do município e o sindicato do couro ofertar pra jovens e adultos que estão fora da faixa etária ou por motivo de horário de trabalho essa oportunidade de concluírem o ensino médio e melhorarem de vida através do conhecimento".
Os candidatos interessados em participar devem ter idade mínima de 18 anos e concluído o ensino fundamental. No ato da inscrição é necessária xerox de todos os documentos pessoais, comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, certificado com histórico escolar do ensino fundamental, duas fotos 3 X4 e declaração de baixa renda.
SOBRE O NOVO EJA- A metodologia, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, tem entre as grandes inovações a identificação, validação e certificação das competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho dos alunos, que permitirá reduzir a carga horária com base no reconhecimento de conhecimentos prévios. Com a metodologia de reconhecimento de saberes, há uma expectativa de redução da carga horária em pelo menos 50% para a maioria dos jovens e adultos matriculados.
Publicado em Regional na Edição Nº 16352
SESI e Prefeitura de Governador Edison Lobão firmam convênio para Novo EJA
A nova EJA Ensino Médio prevê 20% de aulas presenciais e 80% a distância, por meio da plataforma de educação a distância do SESI/MA
Comentários