São Luís - Estudantes da escola do Serviço Social da Indústria do Estado do Maranhão (SESI-MA) Presidente Médici, em Bacabal, conquistou o prêmio principal do nível 1 - Ensino Fundamental, da etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), onde demonstraram suas habilidades na construção e programação de robôs. A competição aconteceu no ginásio do IEMA de São José de Ribamar, na última sexta (01/09).
Ao todo, 63 equipes de alunos de escolas públicas e privadas maranhenses participaram da competição, sendo dez delas do SESI de São Luís, Imperatriz e Bacabal que também conquistaram medalhas de prata e bronze no nível I. Os alunos de Bacabal do time Niceboot que participaram pela segunda vez da OBR conseguiram a classificação para participar da competição nacional, que será realizada em Curitiba (PR), no mês de novembro.
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que se utiliza da temática da robótica - tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens - para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
Segundo a superintendente regional do SESI, Roseli Ramos, os estudantes fizeram um excelente trabalho nas duas categorias: nível 1 (Ensino Fundamental) e nível 2 (Ensino Médio).
"No ano passado também fomos vencedores da etapa regional e a nossa meta é estimular cada vez mais o interesse dos jovens maranhenses pelos estudos, utilizando ferramentas lúdicas e a tecnologia, que eles já conhecem pelos eletrônicos, no processo de ensino-aprendizagem. Estamos felizes e orgulhosos por mais essa conquista dos nossos alunos e sabemos que eles estão se preparando para vitórias na vida, em desafios pessoais, profissionais e de cidadania. Além disso, os treinos em equipe, as pesquisas, os valores éticos adotados, a criação de programas e robôs ampliam as habilidades cenestésicas, cognitivas e emocionais que são fundamentais para os nossos êxitos", destacou a superintendente Roseli Ramos.
Para o professor de robótica do SESI Bacabal, Pedro Onofre Ribeiro Filho, os alunos conseguiram superar as expectativas. "Nós viemos para São Luís com o objetivo de agregar mais conhecimento. Essas conquistas demonstram o trabalho em equipe e a dedicação dos nossos alunos que treinaram para vencer essa etapa desde dezembro", finalizou orgulhoso o professor.
Para a aluna campeã da equipe Niceboot, Ana Karolline Fernandes Gaspar, de 12 anos, que conquistou o Nível I, a vitória foi resultado de muito trabalho. "Trabalhamos muito na nossa escola para a competição. Graças ao trabalho em equipe, fomos bem e conquistamos os pontos necessários para garantir a participação da etapa nacional", garantiu a aluna, que estreou na equipe esse ano e já pensa na competição em Curitiba.
De acordo com o Wener Borges de Sampaio, Prof. Dr. de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e representante estadual da OBR, a robótica estimula o aluno. "A robótica integra a matemática, física eletrônica, o raciocínio logico, além de estimular o trabalho em equipe e o empreendedorismo. A nossa ideia é despertar os alunos para no futuro buscar cursos superiores como mecânica e mecatrônica", destaca o professor.
Além do ouro, as equipes do SESI de Imperatriz e São Luís conquistaram a maioria das outras premiações: melhor escola privada, design de robô, robustez e programação.
Classificação do Sesi na Olimpíada Brasileira de Robótica 2017 - etapa regional MA
Premiação geral
Nível 1
Niceboot - Escola Sesi Presidente Médici - Bacabal
Hope - Escola Sesi Anna Adelaide Bello - São Luís
Ebenezes - Escola Sesi Anna Adelaide Bello - São Luís
premiações extras
Nível 1
Prêmio robustez - Jokers - Escola Sesi Anna Adelaide Bello - São Luís
Prêmio design - Robotic angles - Escola Sesi Marly Sarney - Imperatriz
Prêmio programação - Sevent robot - Escola Sesi Anna Adelaide Bello - são luís
Prêmio escola privada - Jokers - Escola Sesi Anna Adelaide Bello - São Luís
Nível 2
Prêmio dedicação - Tesla - Escola Sesi Anna Adelaide Bello - São Luís
Prêmio design - Megazord - Escola Sesi Marly Sarney - Imperatriz
Prêmio escola privada - Einstein - Escola Sesi Anna Adelaide Bello - São Luís
Comentários