Profissionais de diversos municípios participam da oficina de capacitação

São Luís - Bioquímicos, psicólogos e enfermeiros de 30 municípios maranhenses iniciaram, nessa sexta-feira (15), uma oficina de capacitação com o objetivo de apresentar a plataforma de realização do teste rápido para HIV, sífilis e hepatite virais, com o chamado Dual Path Platform (DPP).
Voltado aos novos profissionais (por atuar na realização do teste rápido de diagnóstico para HIV), o encontro, que está acontecendo no Hotel Holiday Inn, é promovido pelo Departamento Estadual de Atenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs/Aids) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
“Após as turmas de profissionais que já vinham recebendo uma série de capacitações realizadas pela SES, daremos ênfase ao treinamento dos novos técnicos que farão o procedimento nas unidades e CTAs”, explicou o coordenador da oficina, Orlando Frasão.
A nova plataforma de duplo percurso produzida pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-manguinhos substituiu a que vinha sendo utilizada na realização dos testes desde o final do ano passado.
A oficina prossegue neste sábado (16) e está dividida em dois momentos. No primeiro dia será feito aconselhamento e no segundo a parte prática (testes de HIV/Aids).

Novos profissionais
Estão participando da capacitação dois novos profissionais dos municípios Governador Newton Bello, Carolina, Presidente Vargas, Pirapemas, Penalva, Poção de Pedras, São Domingos, São Luís, Centro do Guilherme, Graça Aranha, Estreito, Mirinzal, Governador Nunes Freire, Rosário, Anajatuba, Benedito Leite, São Raimundo das Mangabeiras e São João do Caru. (Concita Torres)