Pacientes de Timbiras são submetidos a cirurgia de hérnia em mutirão realizado pela SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou diversas ações para os municípios de Timbiras e Aldeias Altas, nesta segunda-feira (15), como parte das ações do Governo Itinerante. As atividades terão continuidade nesta terça-feira (16), nas duas cidades.
No Hospital Geral de Timbiras, cirurgiões do Hospital Estadual Tarquínio Lopes Filho (Geral) atenderam 34 pacientes que necessitavam de cirurgia de hérnia umbilical e inguinal. Paralelamente, foram intensificados os atendimentos de clínica médica, pediatria, dermatologia, oftalmologia (cirurgias de catarata e glaucoma), prevenção de câncer de colo uterino, exames laboratoriais, glicemia, aferição de pressão arterial, e vacinação.
Maria Ferreira de Andrade dos Santos, 55 anos, moradora da cidade de Timbiras, foi uma das pacientes submetidas ao procedimento cirúrgico na região umbilical. Ela disse que a doença causava dores e a deixava impossibilitada de fazer serviços domésticos. “Estava há mais de um ano tentando fazer a cirurgia em Codó e não conseguia. Estou muito feliz, porque agora vou ficar boa”, disse ela.
Os irmãos Cecília Feitosa Cardoso e Domingos da Cruz Feitosa, também moradores de Timbiras, foram submetidos às cirurgias de hérnia umbilical. “Ficamos sabendo do mutirão da saúde e viemos nos informar. Há mais de três anos esperávamos por uma oportunidade de fazer a cirurgia e voltar a ter uma vida normal”, afirmou o lavrador Domingos Feitosa, que disse que em época de crise inflamatória não podia nem trabalhar na lavoura.
Antonia Cléia Santos Moreira, 35 anos, do povoado Arrendamento, em Timbiras, também aproveitou para fazer o preventivo do câncer uterino. Casada e mãe de quatro filhos, há mais de seis anos não fazia o exame. “Sei que é importante, mas no município tem que pagar para fazer. Agora estou fazendo porque é de graça e não tenho que ir para Codó ou Coroatá para fazer”, justificou.
Valdilene Gentil de França levou a filha Sarah Rebeca França, de dois anos, para consultar com um pediatra. “Desde que este hospital foi inaugurado, a nossa vida melhorou 100%. Temos médicos 24 horas e atendimento de qualidade, em um ambiente limpo e moderno”, declarou.