Secretário Ricardo Murad na solenidade de abertura do curso de capacitação para profissionais da área de saúde da SES

São Luís - Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalham na rede estadual de saúde estão sendo qualificados por profissionais do Centro de Ensino Treinamento e Simulação (CETS) do Hospital do Coração (HCor) de São Paulo. “Esta é a mais nobre etapa do Programa Saúde é Vida, pois sem equipes profissionais capacitadas não poderíamos garantir atendimento de qualidade aos maranhenses”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, ao abrir, nessa sexta-feira (3), em São Luís, a primeira etapa da capacitação que atenderá 1.746 profissionais.
O processo de capacitação com equipes do HCor começou com 413 profissionais de nível médio e superior que trabalham na área de urgência e emergência em unidades estaduais do interior maranhense.
Os servidores qualificados nesta primeira etapa trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Coroatá e Imperatriz, além dos hospitais estaduais de urgência e emergência de Grajaú, Morros, Paulino Neves, Lago dos Rodrigues e Presidente Dutra. Também farão parte desta capacitação os profissionais do Hospital Materno-Infantil de Imperatriz.
O secretário Ricardo Murad lembrou que a qualificação do corpo clínico das unidades sempre foi uma prioridade porque ele acredita que não há melhoria nos atendimentos de saúde se não houver profissional competente. “Quando assumimos a pasta, encontramos um Estado sem rede de saúde, sem equipamentos e com profissionais desmotivados. Investimos na construção de 72 novas unidades hospitalares, 10 UPAs, 180 novas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), equipamos as unidades e estamos permanentemente qualificando os profissionais que trabalham na rede estadual”, enfatizou.
As duas próximas etapas do curso estão previstas para acontecer nos meses de abril e junho deste ano. Nesta primeira etapa, que se estende até o dia 12, serão capacitados 413 médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, de um total de 1.746 profissionais de nível médio e superior, que participarão do treinamento até meados deste ano. Todos receberão certificados de qualificação.
Ricardo Murad afirmou que esses cursos serão anuais. “Entendemos que medicina de urgência e emergência é feita por profissionais competentes para que possam atender as pessoas que estão na área crítica – especialmente estes que trabalham nas unidades do interior do Estado e que precisam estabilizar o paciente antes de encaminhá-lo para um centro de referência”, ressaltou.

Motivação
Antes do início do curso, o Coral “Amigos do Peito” – formado por servidores do Complexo Materno Infantil Juvêncio Mattos – fez uma apresentação. “Esta motivação dos funcionários em participar dos cursos e ações é que nos garante a mudança na área de saúde, com profissionais empenhados em atender bem e com qualidade os usuários que chegam às nossas unidades”, justificou Murad.