São Luís - Depois dos investimentos realizados na expansão e reestruturação da rede estadual de urgência e emergência, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), intensifica, a partir deste mês, as ações na área de qualificação profissional, dando início, nesta sexta-feira (3), às 7h30, no Hotel Praia Mar, em São Luís, às aulas de curso inédito desenvolvido em parceria com o Hospital do Coração (HCor), de São Paulo. Nesta primeira etapa, que se estende até o dia 12, serão capacitados 413 médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, de um total de 1.746 profissionais de nível médio e superior, que participarão do treinamento até meados deste ano.
Para dar boas-vindas à turma e desejar sucesso aos profissionais da área, o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, acompanhado de representantes da direção e do corpo clínico do HCor, participará de abertura do curso, no auditório do Hotel Praia Mar. Conforme o planejamento feito pela SES, inicialmente serão beneficiados os profissionais das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Coroatá, Codó, Timon e Imperatriz, além dos hospitais estaduais de urgência e emergência de Grajaú, Morros, Paulino Neves, Lago dos Rodrigues e Presidente Dutra. Também farão parte da capacitação, nesta primeira etapa, os profissionais do Hospital Materno-Infantil de Imperatriz. As duas próximas etapas do curso estão previstas para acontecer nos meses de abril e junho deste ano.
A capacitação tem uma carga horária diferenciada, dependendo do curso a ser ministrado. Para as cinco turmas de 28 médicos e enfermeiros que participarão do ACLS - sigla em inglês que significa Suporte Avançado de Vida em Cardiologia -, serão ministradas 16 horas de aula. Durante outras 16 horas, 29 pediatras estarão reunidos em duas turmas do PALS - sigla em inglês que significa Suporte Avançado de Vida em Pediatria. O outro treinamento, voltado para 356 técnicos de enfermagem, chamado de BLS - sigla em inglês que significa Suporte Básico de Vida para profissionais de saúde -, será ministrado em seis horas.
O objetivo, segundo o secretário Ricardo Murad, é capacitar todos os profissionais que trabalham nos pronto-socorros estaduais. A qualificação profissional da rede hospitalar é um dos componentes do Programa Saúde é Vida. A coordenação do curso do HCOR está a cargo da Unidade Gestora das Ações e Serviços de Saúde da SES, que definiu todos os detalhes sobre a dinâmica de realização do treinamento.
Conforme informou o médico Luís Alfredo Guterres Netto, que está à frente dos trabalhos, a capacitação dos profissionais será responsável por modificar a sequência de evolução do quadro clínico do paciente, que precisa ser atendido num pronto-socorro. “Com uma equipe qualificada para prestar o primeiro atendimento, a probabilidade dessa pessoa ter êxito no decorrer do tratamento aumenta consideravelmente”, explicou. (Lucienne Santos)