O secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, recebeu durante reunião técnica realizada, nessa quarta-feira (12), em Balsas, relatório da Vigilância Epidemiológica do Estado e Ministério da Saúde, informando que a situação da meningite na região de Balsas está sob controle. “Esta semana, segundo o relatório que recebemos, não houve registro de nenhum caso confirmado ou suspeito, o que nos dá tranquilidade”, frisou o secretário, ao informar que a vacina contra a doença deve chegar nesta quinta-feira (13) à região.
Participaram da reunião o secretário-adjunto de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Alberto Carneiro; a gestora da regional de Saúde de Balsas, Kiara Martins; a infectologista da SES, Conceição Pedrozo; técnicos da Vigilância Epidemiológica da SES e do Ministério da Saúde, além da equipe de resgate do Grupo Tático Aéreo (GTA). Também presentes, os prefeitos Germano Coelho (Loreto); Dea Dantas (Sambaíba); Socorro Martins (São Félix de Balsas); Hitler Coelho (Feira Nova do Maranhão); e ainda a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde de Balsas, Lilizinha Martins, e o secretário municipal de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras, Felix Adilton.
O novo relatório apresentado pelas equipes técnicas da SES e do Ministério da Saúde informa 10 casos confirmados de meningite, 19 ainda sob investigação e dois casos descartados (um em Balsas e outro em Feira Nova do Maranhão). Foram contabilizados sete óbitos na região, mas apenas um confirmado tendo a meningite como causa.
“Pelo que nos mostraram os dados desse novo relatório e o trabalho que vem sendo realizado incansavelmente pelas equipes do Estado, Ministério da Saúde e municípios, há um nítido controle da situação”, declarou o secretário Ricardo Murad. “Quero tranquilizar a população dos municípios onde houve casos e também aqui de Balsas, que não há motivo para pânico”, complementou.
Ricardo Murad parabenizou as secretarias municipais de Saúde de Sambaíba, Loreto, São Raimundo das Mangabeiras, Balsas e Feira Nova do Maranhão, e principalmente os profissionais que estão na ponta, pelo trabalho árduo que tem realizado para atender pacientes com suspeita de meningite e fazer a devida profilaxia (aplicação de medicamentos) em pessoas que tiveram contato com eles.
O secretário confirmou que a vacina deve chegar ao município nesta quinta-feira (13). Ele explicou que de acordo com parecer dos técnicos do Ministério da Saúde, que estão na região acompanhando a situação, apenas a população de Loreto, Sambaíba e São Raimundo das Mangabeiras será vacinada. “Como tivemos casos descartados da doença em Balsas e em Feira Nova, não há necessidade de aplicação de vacina nesses municípios”, informou.
Estrutura
O secretário destacou toda a estrutura que foi enviada pelo Governo do Estado para atender a esse momento de emergência. “Montamos uma grande estrutura aqui na região, com a presença de pessoal devidamente qualificado, além de medicamentos e resgate aéreo, para dar todo o suporte aos municípios. Determinamos a instalação de dois leitos de estabilização (UTIs de curta duração) no hospital Balsas Urgente, além de ambulância para Sambaíba e a transferência de recursos financeiros emergenciais para que os municípios possam estruturar suas equipes de profissionais”, ressaltou Ricardo Murad.
Toda essa estrutura estará à disposição dos municípios, enquanto for necessário, segundo Ricardo Murad. Há um helicóptero de resgate aéreo do GTA que está a postos desde esta terça-feira (11) no aeroporto de Balsas, equipado com mini-UTI, à disposição para fazer o transporte de pacientes que necessitem ser atendidos em UTI, em Imperatriz. A equipe do GTA é totalmente preparada para situação como essa e é formada por médicos, enfermeiros, socorristas e pilotos.
Nessa quarta-feira (12), equipes da SES e do GTA estiveram em Loreto e Sambaíba, onde realizaram palestras para a população, explicando com mais clareza o que é a meningite, como é transmitida e qual o tratamento, de modo a tranquilizar a todos nos dois municípios. Essa ação também será realizada em outras cidades da região.
Presença do
Governo do Estado
O secretário municipal de Saúde de São Raimundo das Mangabeiras, Felix Adilton, destacou a imediata atuação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, tão logo foi notificado sobre os casos de meningite na região. “Tão logo detectamos o primeiro caso suspeito da doença, solicitamos o apoio da Vigilância Epidemiológica, que apesar de estarmos aqui, a quase mil quilômetros de distância, prontamente nos atendeu, enviando medicamentos e técnicos capacitados. Hoje, com todo esse suporte que nos foi disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde, nos sentimos mais seguros”, declarou.
Publicado em Regional na Edição Nº 14503
Comentários