Profissionais das vigilâncias sanitárias sendo capacitados

São Luís - Profissionais das vigilâncias sanitárias de 11 municípios maranhenses estão participando, esta semana, de capacitação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O encontro, que reúne 50 técnicos no Hotel Premier desde esta segunda-feira (11), tem por objetivo habilitar os fiscais das VISAS municipais para os novos critérios nacionais e oferecer subsídios para o desenvolvimento das ações de vigilância em saúde.
A capacitação, que acontece até esta sexta-feira (15), é realizada pela Secretaria Adjunta de Vigilância em Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa). O superintendente da Suvisa, Paulo Jessé Silva Gonçalves, explica que o encontro faz parte das ações de ampliação de conhecimento. “A capacitação e atualização dos técnicos em vigilância precisam ser permanentes porque há muitos fiscais novos que precisam ser treinados para melhor exercer suas ações”, disse.
Paulo Jessé lembra que o profissional de Visa deve constantemente se atualizar e ressalta que essa ação representa uma política educativa nas ações da Vigilância Sanitária, que tem como objetivo contribuir na preparação de um profissional consciente de sua missão na proteção individual e coletiva da sociedade, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os profissionais municipais terão aulas sobre as ações de Vigilância Sanitária na área de alimentos, medicamentos, licenciamento sanitário, Sistema Nacional de Informação em Vigilância Sanitária (Sinavisa), ações de educação e mobilização no contexto da vigilância sanitária, uso da comunicação em Vigilância Sanitária, planejamento em vigilância sanitária, entre outros.
Estão participando os fiscais das vigilâncias sanitárias dos municípios de São Domingos do Maranhão, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Anajatuba, Imperatriz, Presidente Juscelino, Passagem Franca, Icatu, Olho d’água das Cunhãs, Morros e Humberto de Campos. (Concita Torres)