BURITIRANA – Os servidores efetivos do município de Buritirana – a 70 km de Imperatriz – denunciam que estão com quatro meses de salários atrasados desde que o prefeito Vagtônio Brandão assumiu a Prefeitura Municipal. Ele (Vagtônio) foi denunciado nesta semana à Justiça Federal em Imperatriz e ao Ministério Público, na comarca de Senador La Rocque. A audiência está agendada para o dia 8 de maio.
A professora Maria Hortência Nunes da Silva, concursada desde 2007, exibiu a ficha de recadastramento de servidores realizada pelo município e interpelou o prefeito Vagtônio Brandão por quais motivos ainda não procedeu à atualização dos salários de 132 funcionários públicos.
“Já denunciamos o prefeito [Vagtônio Brandão] na Justiça Federal do Trabalho e no Ministério Público, pois aguardamos um posicionamento da Justiça”, disse ela, que visivelmente emocionada contou que a maioria dos colegas servidores municipais está passando fome devido ao sistemático atraso de salários na Prefeitura de Buritirana.
O auxiliar administrativo Osmar dos Santos Silva pediu a urgente intervenção da Justiça, principalmente do Ministério Público do Maranhão, para a adoção de medidas jurídicas em desfavor do município do Buritirana. Ele denunciou a inércia do Sindicato dos Servidores Municipais de Buritirana que não se mobiliza para reverter o problema do sistemático atraso de salários. “Nós servidores já foram lá, mas estão fazendo vista grossa”, afirma.
A professora Josilene de Sousa Silva confessou que recebeu o último salário em novembro do ano passado, onde até a presente data a prefeitura não fez a atualização dos salários aos trabalhadores, porém, segundo ela, o prefeito Vagtônio Brandão fez a contratação de vários servidores que estão recebendo seus salários em dias. “Todos os contratados estão recebendo normalmente, mas nós (efetivos) estamos sem salários”, concluiu.
Publicado em Regional na Edição Nº 14684
Servidores efetivos reclamam de salários atrasados em Buritirana
Prefeito Vagtônio Brandão é denunciado na Justiça do Trabalho e no Ministério Público; contratados estão com salários atualizados
Comentários