Governador Edison Lobão - Teve início na quinta-feira (23) paralisação de advertência contra atraso no pagamento de salários dos trabalhadores da educação no município de Governador Edison Lobão, referentes ao mês de setembro de 2014, para servidores da educação pagos com os 40% do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FUNDEB.
Estão sem receber pagamentos vigias, ASGs e Secretários Escolar. Cerca de 150 servidores, incluindo contratados e efetivos, que já deveriam ter recebido seus vencimentos desde o dia 30 do mês passado. De acordo com informações do sindicato da categoria, a folha dos 40% soma um total de R$ 244 mil.
Na quarta-feira (22), representantes da prefeitura tentaram fazer acordo para evitar a paralisação propondo fazer o pagamento de setembro em 30 de outubro, mas a proposta não foi aceita por maioria dos trabalhadores.
Na sexta-feira, a paralisação chegou ao segundo dia, completando as 48 horas de braços cruzados no local de trabalho. Se o pagamento não for efetuado na data prevista, a categoria que está sem receber pagamento deve fazer greve geral.
A assessoria da prefeitura tentou desmentir a informação que haja atraso em pagamento de servidores da educação, mas o SINTEGEL afirmou que a folha referente a setembro para ASG, Vigia e Secretário Escolar está sem pagamento há mais de 23 dias. E que esta não é a primeira vez que isso acontece. “Então, fica a pergunta: se não há atraso, por que os representantes do prefeito foram fazer proposta no sindicato?”, questionou o presidente do sindicato dos professores.