Manoel Trajano Dantas Neto, 67 anos, é servidor do estado do Maranhão e está integrando o Grupo de Trabalho da Confederação Brasileira de Atletismo, que irá atuar nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Dantas é árbitro de atletismo há mais de 30 anos e irá desempenhar a função de coordenador técnico durante as Olimpíadas.
“Atuar nas Olimpíadas é a maior glória que um árbitro pode alcançar. Já tive muitas experiências em eventos internacionais, mas os Jogos Olímpicos é o alvo de qualquer árbitro, especialmente no atletismo, que é uma das modalidades que atraem mais público. Só em estar lá é de arrepiar”, afirma o árbitro.
Apesar de ser natural de Recife (PE) e ter se formado na Faculdade de Educação Física de Santo André (SP), Manoel Trajano trabalha na Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) desde 1980 e reconhece o crescimento profissional que adquiriu aqui. “Foi no Maranhão que comecei a desenvolver os trabalhos como árbitro do atletismo. Foi aqui que tudo isso começou”, lembra.
Na Sedel, Trajano já atuou nos setores de Esporte de Alto Rendimento, Esporte Educacional e Planejamento de Ações Estratégicas. Ele também já foi treinador de atletismo e presidente da Federação Atlética Maranhense (Fama).
Manoel Trajano foi promovido a árbitro internacional há 12 anos e já trabalhou em eventos regionais, nacionais e internacionais, incluindo duas grandes competições sediadas pelo Brasil: Jogos Pan-Americanos de 2007 e Jogos Mundiais Militares de 2011. Agora, ele se prepara para o novo desafio. “Durante as Olimpíadas do ano que vem serei um dos responsáveis por cuidar da estrutura de instalação e dos materiais utilizados pelos atletas. Estou me preparando desde agora, porque é um ambiente totalmente moderno e informatizado”.
Em junho deste ano será realizado o Campeonato Mundial de Atletismo. “Esse evento já servirá como termômetro para identificar os atletas que vão compor a delegação brasileira em 2016”, afirma Trajano. Já nos meses de abril e maio do próximo ano, serão realizadas as competições preparatórias do atletismo para as Olimpíadas, na cidade do Rio de Janeiro. (Heloísa Vasconcelos)
Publicado em Regional na Edição Nº 15264
Comentários