O aluno do SENAI e competidor Gustavo Marques com Raimundo Ribeiro, delegado técnico do torneio pelo Senai-MA

São Luís - A partir dessa terça-feira (30) até o dia 8 de fevereiro, jovens de 20 anos em média, alunos dos centros de educação profissional e tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Maranhão (SENAI) de Açailândia, Imperatriz, São Luís, Caxias e Bacabal participam da Seletiva Regional da Olimpíada do Conhecimento - WorldSkills. A meta é conquistar uma vaga para a maior competição de educação profissional do mundo. A seletiva é considerada uma nova Olimpíada do Conhecimento, que é realizada em vários estados, seguindo a mesma modelagem do torneio internacional.
Os maranhenses disputam nesse período provas em várias profissões da indústria, resolvendo desafios reais do dia a dia das empresas, conforme os padrões internacionais de qualidade, exigidos no mercado de trabalho.
Em São Luís, os alunos participam da seletiva regional da Olimpíada do Conhecimento, onde necessitam mostrar suas habilidades em ocupações industriais durante três dias de prova, que serão realizadas nos Centros de Educação Profissional do SENAI nos bairros do Monte Castelo e Distrito Industrial. Dentre as quais: Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, Construção em Alvenaria e Eletricidade Predial. A mesma seletiva também acontece na cidade Bacabal, na ocupação de Soluções de Software para Negócios.
Este ano, a delegação do Maranhão competirá em sete ocupações: Eletricidade Predial, Panificação, Construção em Alvenaria, Aplicação em Revestimento Cerâmico, Solução de Software para Negócios, Movelaria e Carpintaria de Telhado.
Os classificados representarão o SENAI-MA na etapa nacional do torneio, que acontece no segundo semestre de 2018, quando irão competir com alunos de cursos técnicos do SENAI de todo o país em diversos estados do país. Os vencedores garantem uma vaga no WorldSkills, em Cazã, na Rússia em 2019.
Intercâmbio - Para fortalecer as áreas nas quais os alunos maranhenses irão competir, o SENAI-MA trará, em março, o técnico do SENAI Rio Grande Sul, Sidney Serafim, e também o instrutor Waldemar Furgringer, do SENAI Paraná, ambos expert da WorldSkills Internacional, além de levar os alunos do SENAI-MA para realizar intercâmbios em vários estados antes da competição nacional objetivando estrategicamente ampliar o conhecimento técnico e cultural dos nossos competidores.
"O objetivo é realizar simulados técnicos com outros competidores, visando obter conhecimento de novas técnicas e tecnologias que serão aplicadas nos projetos testes durante a competição para avaliar nossos competidores, juntamente com a equipe técnica local. Traremos experts de vários departamentos regionais do SENAI que estarão aqui não só para avaliar nossos competidores, mas principalmente para interagir com nossos técnicos e instrutores, trocar experiências, no sentido de contribuir para tornar a qualificação da nossa entidade cada vez mais competitiva e em níveis cada vez mais altos tecnologicamente, e assim, continuar formando profissionais com excelência para o mercado de trabalho", enfatizou o diretor regional do SENAI, Marco Antonio Moura da Silva.
Olimpíada do Conhecimento seletiva - Assim como as seletivas estaduais, as nacionais para o WorldSkills também serão fragmentadas este ano. Imperatriz também sediará parte da competição, recebendo alunos do SENAI de todo o Brasil, de junho a agosto de 2018, para a disputa nas ocupações de Soluções de Software para Negócios e Construção em Estruturas Metálicas, no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI de Imperatriz (CEPT-ITZ).
A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia a dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova. Participam do torneio estudantes do SENAI selecionados em etapas semelhantes da competição nas escolas e nos estados. (Assessoria de Comunicação do Sistema FIEMA)