Alunos do curso de Panificação e Confeitaria de São Luís durante a certificação realizada na unidade móvel na Cidade Operária

São Luís - Dando prosseguimento com a sua política de promover a educação profissional no Maranhão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), entidade ligada à Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Luís (SINDIPAN), certificou, na última quinta-feira (19/8), 28 alunos nos Cursos de Panificação e Confeiteiro, na Unidade Móvel de Panificação, na Cidade Operária, em São Luís.

Estiveram presentes na solenidade, a representante do Sindipan, Francina Rosa, o supervisor de cursos do Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Distrito Industrial, José João Fonseca, além dos instrutores de panificação da entidade, Marcos Aurélio Cruz, Nataliene Câmara e Almir Almeida.
Os cursos foram dirigidos a profissionais que já trabalham na área, mas que buscam atualização em novas técnicas, além de moradores dos bairros vizinhos à Cidade Operária, que almejam uma colocação profissional no mercado de trabalho.
Com o certificado em mãos, Ducinalva Mendonça Trindade, 33, que já trabalha na área de confeitaria em uma padaria no bairro do Cohatrac, frisou que aprender nunca é demais. Ela aprimorou as técnicas de fazer biscoitos, sequilhos, tortas doces, sobremesas, salgados para festa, bolos regionais, bolos confeitados e decorados, entre outros. "Foi muito bom esse curso. É sempre bom aprender mais, principalmente quando a gente pode trocar experiências". Já no curso de Panificação, os alunos aprendem a trabalhar com as massas salgadas, semidoces, doces, de pães rústicos e especiais.
Codó - Distante 400 Km da capital, em Codó, o SENAI-MA, por meio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica da entidade em Caxias, também promoveu na noite do dia 19, na Fazenda Show, a certificação dos cursos técnicos em eletromecânica e de aperfeiçoamento MOPP. Cento e treze novos profissionais  foram certificados nos cursos e irão trabalhar na FC Oliveira. A solenidade de formatura contou com a presença do industrial e proprietário da empresa FC Oliveira, Francisco Carlos de Oliveira, do diretor regional do SENAI-MA, Marco Antonio Moura da Silva, do presidente da FIEMA, Edilson Baldez, do gerente do Centro de Educação Profissional e Tecnológica SENAI Caxias, Adilson Reis Pinto de Sousa, e do deputado estadual Cesar Pires.
"Estamos trabalhando para estimular cada vez mais os jovens na escolha pela educação profissional e as carreiras em áreas tecnológicas. Atualmente, 90% da sociedade reconhece que o ensino técnico cria oportunidades no mercado de trabalho da indústria e com uma remuneração diferenciada", destacou Marco Moura.
Para o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, o SENAI-MA vem desenvolvendo a educação profissional com qualidade. "O SENAI-MA tem revelado grandes talentos e gerado profissionais qualificados para o mercado de trabalho na indústria do Maranhão".