A cerimônia que contou com a presença do diretor regional do SENAI, Marco Moura reuniu 50 profissionais certificados em parceria com a Suzano, em duas áreas de atuação, em Açailândia

Açailândia – Aluna do curso de Fundamentos da Tecnologia Mecânica, Fernanda Rodrigues, que antes atuava na área administrativa, concluiu o curso e já está concorrendo a uma vaga para atuar na área em que se capacitou. Ela é um dos 50 alunos certificados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), na noite da quarta-feira (09), em Açailândia, nos cursos de iniciação profissional, nas áreas de Metalmecânica e Eletroeletrônica. Estes cursos são frutos de uma iniciativa da Suzano Papel e Celulose, que visa a qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho.

O diretor regional do SENAI, Marco Moura, que esteve presente na certificação, destacou o papel da entidade e das parcerias para a qualificação profissional. “Essa é uma etapa importante de requalificação profissional, que permite que os profissionais sejam capacitados não para as áreas que atuavam, mas para outras áreas com grande chance de inserção no mercado. Sabemos que o país passa por um momento de reinvenção e readequação e nós como profissionais também precisamos nos readequar. E hoje, aqui, o SENAI, como um importante instrumento de educação profissional, por meio dessa parceria, cumpre seu papel de formar cidadãos e contribui para que as pessoas mudem de vida e tenham novas oportunidades.
Com cerca de 3 meses de duração, os alunos foram capacitados nos cursos de Introdução a Eletricidade, Fundamento da Operação de Máquinas Ferramenta Convencionais, Fundamentos da Tecnologia Mecânica, Operação de Tornos Mecânicos.
Segundo a gerente de Recursos Humanos da Suzano no Maranhão, Simone Caixeta, a iniciativa da empresa visou minimizar impactos diante do cenário atualmente enfrentado no país. “Os cursos visam promover a formação e qualificação da população de Açailândia e região, favorecendo o aumento de empregabilidade e inclusão destes profissionais no mercado de trabalho para atender às demandas locais.”
Em solenidade realizada no auditório do Centro Educação Profissional e Tecnológico do SENAI/Açailândia, os profissionais comemoraram a formação. Para Claudivan Garcia, formando no curso de Operação de Tornos Mecânicos, a capacitação foi a oportunidade que ele queria para se profissionalizar na área que sempre quis trabalhar. “Essa é uma área que eu tinha grande interesse para atuar e essa qualificação foi um diferencial porque com essa capacitação do SENAI, além de estar preparado para o mercado de trabalho, me sinto mais preparado, mais confiante para atuar”.
A certificação contou com a presença do diretor da FIEMA, Luís Lima, que na oportunidade esteve representando o presidente da Federação, Edilson Baldez; o gerente de Relações Governamentais da Suzano no Maranhão, Flávio Moura Fé Lima; a gerente do SENAI Açailândia, Edilene Oliveira; o secretário municipal de Indústria e Comércio de Açailândia, Cleones Matos, além de autoridades locais.