A parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Luís (SINDIPAN), certificou 34 alunos nos Cursos de Panificação e Confeiteiro, na Unidade Móvel de Panificação, na Cidade Operária. “Este certificado lhes traz legitimidade de ser reconhecido como um técnico qualificado na área”, destacou o diretor regional do SENAI e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Moura.
Estiveram presentes na solenidade o diretor regional do SENAI e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Moura; Pedro Robson Holanda da Costa e Raimundo Cipriano Gomes, presidente e diretor executivo do Sindipan, respectivamente; Nadia Escorteganha, Gerente do Centro de Educação Profissional e Tecnológica – Distrito Industrial (CEPT – DI); a gerente regional da Unidade do Sebrae de São Luís, Giovana Costa, professores e alunos.
Com o certificado em mãos, Sandra Sampaio refletia a felicidade em concluir o Curso de Confeiteiro porque vai comercializar os pães e doces que aprendeu durante as aulas. “Já fazia e vendia pão de mel. A partir de hoje, terei mais opções de produtos para oferecer aos fregueses. O meu trabalho vai aumentar, mas o dinheiro também”, disse Sandra.
Dos Cursos de Panificação e Confeiteiro participaram profissionais que trabalham na área, porém buscam atualização em novas técnicas e almejam ascensão profissional. Além deles, integraram a turma moradores dos bairros Conjunto Jardim São Cristóvão, Janaína, Jardim América, Cidade Olímpica, Jardim Tropical, Vila Flamengo, Conjunto São Raimundo, dentre outros.
Um dos poucos homens fazendo o curso, Raimundo Nonato Marques da Silva é profissional, trabalha na área e resolveu voltar às aulas para aprender técnicas e modelos mais modernos de pães e doces presentes no mercado. O presidente do Sindipan, Pedro Robson da Costa, disse que o certificado abre a porta do mercado de trabalho para cada um deles. “Trabalhar em padaria ou em casa, produzindo pão e doces, demanda esforço da pessoa. Mas, quando vemos e vendemos o produto, nos sentimos gratificados”, assegurou.
“Meu sonho foi realizado ao fazer este curso. Vou começar a fabricar meus pães e doces em um horário para vender no bairro onde moro. No outro turno, irei fazer outro curso mais especializado para ter produtos com maior qualidade e diversificado”, falou Helena França Morais, uma das alunas de curso de Panificação.
No curso de Panificação, os alunos aprendem a trabalhar com as massas salgadas, semidoces, doces, de pães rústicos e especiais. Já no de Confeitaria, eles dominam as técnicas de fazer biscoitos, sequilhos, tortas doces, sobremesas, salgados para festa, bolos regionais, bolos confeitados e decorados, dentre outros.
O SENAI estará ainda certificando 17 alunos no curso de Eletricista Instalador Residencial e cinco alunos de Armador de Ferragens na ação social que foi promovida pela construtora Escudo, em Paço do Lumiar, no último sábado, dia 9.
Publicado em Regional na Edição Nº 15304
Comentários