Certificados são exibidos por alunas em comemoração à conclusão do curso

A parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Luís (SINDIPAN), certificou 34 alunos nos Cursos de Panificação e Confeiteiro, na Unidade Móvel de Panificação, na Cidade Operária. “Este certificado lhes traz legitimidade de ser reconhecido como um técnico qualificado na área”, destacou o diretor regional do SENAI e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Moura.
Estiveram presentes na solenidade o diretor regional do SENAI e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Moura; Pedro Robson Holanda da Costa e Raimundo Cipriano Gomes, presidente e diretor executivo do Sindipan, respectivamente; Nadia Escorteganha, Gerente do Centro de Educação Profissional e Tecnológica – Distrito Industrial (CEPT – DI); a gerente regional da Unidade do Sebrae de São Luís, Giovana Costa, professores e alunos.
Com o certificado em mãos, Sandra Sampaio refletia a felicidade em concluir o Curso de Confeiteiro porque vai comercializar os pães e doces que aprendeu durante as aulas. “Já fazia e vendia pão de mel. A partir de hoje, terei mais opções de produtos para oferecer aos fregueses. O meu trabalho vai aumentar, mas o dinheiro também”, disse Sandra.
Dos Cursos de Panificação e Confeiteiro participaram profissionais que trabalham na área, porém buscam atualização em novas técnicas e almejam ascensão profissional. Além deles, integraram a turma moradores dos bairros Conjunto Jardim São Cristóvão, Janaína, Jardim América, Cidade Olímpica, Jardim Tropical, Vila Flamengo, Conjunto São Raimundo, dentre outros.
Um dos poucos homens fazendo o curso, Raimundo Nonato Marques da Silva é profissional, trabalha na área e resolveu voltar às aulas para aprender técnicas e modelos mais modernos de pães e doces presentes no mercado. O presidente do Sindipan, Pedro Robson da Costa, disse que o certificado abre a porta do mercado de trabalho para cada um deles. “Trabalhar em padaria ou em casa, produzindo pão e doces, demanda esforço da pessoa. Mas, quando vemos e vendemos o produto, nos sentimos gratificados”, assegurou.
“Meu sonho foi realizado ao fazer este curso. Vou começar a fabricar meus pães e doces em um horário para vender no bairro onde moro. No outro turno, irei fazer outro curso mais especializado para ter produtos com maior qualidade e diversificado”, falou Helena França Morais, uma das alunas de curso de Panificação.
No curso de Panificação, os alunos aprendem a trabalhar com as massas salgadas, semidoces, doces, de pães rústicos e especiais. Já no de Confeitaria, eles dominam as técnicas de fazer biscoitos, sequilhos, tortas doces, sobremesas, salgados para festa, bolos regionais, bolos confeitados e decorados, dentre outros.
O SENAI estará ainda certificando 17 alunos no curso de Eletricista Instalador Residencial e cinco alunos de Armador de Ferragens na ação social que foi promovida pela construtora Escudo, em Paço do Lumiar, no último sábado, dia 9.