O diretor regional do SENAI-MA, Marco Moura, com o reitor da UEMA, Gustavo Costa

São Luís - O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) e superintendente corporativo do Sistema FIEMA, Marco Moura, assinou, na última quinta-feira (23), um acordo de cooperação técnica com a Universidade Estadual do Maranhão, representada pelo reitor Gustavo Costa.
O acordo visa à formação de profissionais do SENAI e SESI mediante a oferta de vagas no curso superior de tecnologia em Segurança do Trabalho, na modalidade a distância, promovido pela UEMA, por meio do Centro de Ciências Tecnológicas e do Núcleo de Tecnologias para Educação – UEMA NET. Com a assinatura do convênio, o SENAI terá 41 vagas para os colaboradores, sendo 31 vagas para o SENAI e 10 para os colaboradores do SESI, que terão, depois de 30 meses de curso, a obtenção do título de curso de graduação superior.
O objetivo é formar profissionais com competência técnica e científica, comprometidos com a constante busca por excelência e plenamente capacitados para atuar na preservação da saúde do trabalhador. Para o SENAI, esse convênio é muito relevante porque vem de encontro com um objetivo estratégico da entidade  que é de não só formar, mas de, principalmente, elevar o nível do corpo funcional da entidade.
“Estamos passando por um período de investimentos, não só na infraestrutura física tecnológica, mas principalmente adequando todo o perfil do nosso corpo funcional à exigência do mercado. E a UEMA pela sua credibilidade, seriedade e principalmente pela sua qualidade de prestação de serviço, junto à sociedade, nos coloca em primeiro lugar como opção para que possamos estar juntos desenvolvendo esses talentos e cumprindo a nossa missão, que é atender cada vez mais e melhor a indústria não só do Maranhão, mas do Brasil como um todo”, afirmou o diretor regional do SENAI, Marco Moura.
“Pra nós é uma satisfação muito grande ter assinado esse convênio com o Sistema S, por meio do SENAI, oportunizando vagas no curso de Segurança do Trabalho que é uma área muito demandada de formação profissional. Tenho a certeza que todos aqueles que têm a oportunidade de usufruir desse convênio vão poder depois no exercício da sua profissão aprimorar em termos de desenvolvimento técnico em relação às suas capacidades. A UEMA fica muito satisfeita de junto ao SENAI disponibilizar para esses profissionais uma formação de alto nível na área de segurança do trabalho”, destacou o reitor da UEMA, Gustavo Costa.
O encontro contou com a presença da coordenadora de gestão de pessoas do Sistema FIEMA, Sandra Tavares, da coordenadora geral do UemaNet, professora Ilka Serra, e do alto comando da Polícia Militar representada pelo comandante geral coronel Frederico Pereira, que também assinou o convênio.

Ação Integrada Universidade Indústria - A assinatura do convênio com a UEMA faz parte de um projeto piloto do SENAI com as universidade e faculdades, denominado de Ação Interação Universidade Indústria, numa parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
A ação, que acontece nesta terça-feira (28), no Centro de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI no Distrito Industrial, tem o objetivo de promover um momento de interação entre os representantes das instituições acadêmicas locais, onde o SENAI e o IEL irão apresentar seus serviços e a estrutura de forma a incentivar a cultura de parcerias. Logo depois da apresentação e das rodadas de negócios, os representantes das instituições de ensino realizarão uma visita guiada para conhecer toda a estrutura do SENAI CEPT Distrito Industrial. Foram convidadas para a ação instituições de ensino presenciais e de EAD de São Luís.
“O objetivo desse encontro é promover a cultura de parcerias e apresentar o portfólio de serviços e produtos do IEL e do SENAI para as faculdades e universidades que podem construir convênios e usufruir de toda a estrutura das entidades do Sistema FIEMA em São Luís e no interior do Estado”, garantiu Marco Moura.