Vereador Jarlis Adelino (PMN) e Brito, presidente do Sindicado dos Metalúrgicos de Açailândia, recebidos pelo senador Roberto Rocha em Brasília

Representantes dos trabalhadores de siderúrgicas de Açailândia, liderados pelo vereador Jarlis Adelino (PMN), estiveram essa semana com o senador Roberto Rocha (PSB-MA), em Brasília, e entregaram a ele um documento contendo uma série de preocupações quanto ao futuro da atividade de siderurgia na região, entre elas o fechamento das empresas siderúrgicas no Sul do Maranhão.
Segundo o documento entregue ao senador pelo vereador Jarlis Adelino, o fechamento dessas empresas seria em decorrência da entrada, no mercado local, de um complexo siderúrgico de Marabá/PA. De acordo com recentes reportagens em todo o estado, desde o início do ano, 22 fábricas de metalurgia foram fechadas.
Das cinco que compõem o chamado polo siderúrgico, restaram apenas duas, sendo que uma delas deixou de exportar ferro. O resultado é que até agora mais de mil trabalhadores foram demitidos, só em 2017. "Recebi o documento e vou analisar criteriosamente a situação. Por hora, o que devemos é tentar evitar que outras demissões ocorram, uma vez que milhares de trabalhadores precisam do emprego para tirar o sustento de suas famílias", disse o senador Roberto Rocha.
Nos próximos dias, o parlamentar maranhense se reunirá com os sindicatos, autoridades municipais de Açailândia, lideranças e empresários locais para debater mais sobre o assunto. "A minha intenção é ouvir todos os envolvidos e depois tentar buscar uma solução", finalizou Roberto Rocha.