São Luís - Para analisar e discutir o desempenho das escolas da rede estadual nas avaliações nacionais de larga escala: Prova Brasil, Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Avaliação Educacional (Suave), promove, nesta quarta-feira (30), o 2º Seminário Maranhão - Resultados da Prova Brasil/Saeb e Enem.
O evento terá como foco a análise dos indicadores educacionais de qualidade que possuem respaldo técnico-científico para oferecer um diagnóstico da qualidade de ensino ofertada pelas escolas da rede pública de ensino, tendo em vista a implementação de políticas públicas voltadas para garantia do direito do estudante maranhense a uma educação pública de qualidade e, ainda, oferecer subsídios para planejamento de ações de intervenção pedagógica necessárias em 2013.
O encontro será aberto pelo secretário de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro, às 8h, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, e terá como público alvo os gestores e supervisores das escolas da rede estadual de ensino da Unidade Regional de Educação de São Luís.
"Durante o seminário, serão analisados e discutidos os resultados das avaliações nacionais como diagnóstico das aprendizagens, identificando os diferentes fatores que contribuíram para o desempenho alcançado pelas escolas estaduais na Prova Brasil em 2011, bem como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das unidades de ensino e seu progresso desde a implantação do indicador," explica a supervisora de Avaliação Educacional da Seduc, Vera Lucia Gonçalves Pires.
Ela acrescentou que o objetivo do seminário é multiplicar nas escolas os espaços de diálogo da avaliação de desempenho da aprendizagem. A última Prova Brasil/Saeb foi realizada em novembro de 2011 e os resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) em agosto passado.
De acordo com Vera Pires, a ampliação do diálogo nas escolas visa uma melhor utilização dos resultados como terreno fértil para novas e criativas práticas pedagógicas, capazes de elevar os índices das escolas da rede estadual a patamares mais altos de desempenho, garantindo o direito do estudante maranhense à educação pública de qualidade.
Seminários Regionais
A supervisora de Avaliação Educacional da Seduc adiantou que seminários semelhantes serão realizados este ano nas sedes das Unidades Regionais de Educação com o propósito de fomentar o debate sobre o desempenho das escolas da rede estadual de ensino nessas avaliações. Os seminários regionais reunirão profissionais da educação para que, juntos, analisem a qualidade do ensino público maranhense, a partir dos resultados alcançados pelas escolas nas avaliações na edição de 2011.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Prova Brasil são indicadores educacionais de qualidade que fornecem um diagnóstico sobre a qualidade de ensino ofertado pelas escolas da rede pública e privada do país.
As avaliações fornecem elementos de análise que devem orientar a organização do projeto pedagógico de cada unidade de ensino, estabelecendo metas e ações apropriadas a cada contexto social.
Os resultados dos testes do Saeb e Prova Brasil combinados a taxa de aprovação, informada pelo censo escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que tem se consolidado como o principal indicador de qualidade da educação básica.
De acordo com Vera Lúcia esse indicador é importante ao permitir o monitoramento do sistema de ensino e possibilitar o norteamento de ações políticas focalizadas na melhoria do sistema educacional. Neste sentido, para que o Ideb de um estado, rede ou escola se eleve é necessário que os estudantes aprendam, não repitam o ano e frequentem a sala de aula.
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