Governador em exercício, Washington Oliveira, recebeu, nessa terça-feira (3), das mãos do secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, o Mapa do Sistema Elétrico do Maranhão. O documento foi entregue durante reunião realizada no Palácio dos Leões, com a participação da secretária de Desenvolvimento Agrário, Conceição Andrade, e de técnicos da Secretária de Estado de Minas e Energia (Seme).
Washington Oliveira destacou a importância do Mapa Elétrico para a economia do Maranhão, uma vez que o documento vai garantir que os setores empresariais e públicos possam orientar suas atividades quando planejarem investir em determinada região estado.
Ricardo Guterres informou ao governador em exercício que todas as regiões do Maranhão estão servidas por energia elétrica. A Seme passou seis meses realizando pesquisas para fechar o documento, em um trabalho pioneiro no estado.
O documento foi entregue a Washington Oliveira em forma impressa e em CD. Reúne informações por dados escritos e gráficos. Fornece todas as informações do sistema viário elétrico do Maranhão, incluindo as subestações de energia, suas capacidades e áreas de abrangência.
Durante a reunião, Ricardo Guterres informou ao governador em exercício que o Mapa do Sistema Elétrico será atualizado anualmente. “Isto é necessário por causa dos grandes investimentos neste setor que estão sendo realizados no Maranhão nos últimos dois anos”, ressaltou.
A pesquisa para elaboração do Mapa do Sistema Elétrico contou com a parceria do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), órgão da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan).
O empresário ou gestor público que se interessar em ter acesso ao Mapa do Sistema Elétrico poderá entrar em contato com a Seme. “Todo investidor que quiser se instalar ou ampliar seus negócios no Maranhão poderá ter acesso às informações detalhadas sobre recursos energéticos disponíveis na região em que deseja investir”, explicou o subsecretário de Minas e Energia, Lúcio de Gusmão Lobo Júnior.
Publicado em Regional na Edição Nº 14370
Comentários