Ribamar Fiquene - O grupo de trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, reunido nesta semana, definiu o calendário de atividades da Semana Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, período de 28 de maio a 1º de junho. O plano de trabalho foi elaborado com a participação de supervisores e coordenadores pedagógicos das escolas da rede de ensino fundamental, coordenadores dos programas de políticas sociais, educadores do Projovem e Peti, agentes comunitários de saúde, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.
A campanha começa nesta segunda-feira, dia 28 de maio, com uma concentração popular no Centro Administrativo Desembargador Sarney Costa, sob a orientação da coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social – CREAS, Gildete Teixeira. O objetivo do movimento popular é promover uma grande caminhada na cidade para despertar na sociedade fiquenense maior integração à campanha de combate à violência e ao abuso e exploração sexual infanto-juvenil.
Para a secretária de Assistência Social, Edla Karla de Sousa, a preocupação das autoridades municipais é quanto ao número de registro de casos de violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes. “Temos que fazer esse trabalho em Ribamar Fiquene, prevenir principalmente. Porque na medida em se mobiliza a sociedade e descortina o cenário, as pessoas ganham mais coragem e denunciam os fatos até então desconhecidos”, declarou a secretária.
Com o tema “Crianças e Adolescentes não são brinquedos”, a Semana Municipal de Combate à Exploração Sexual será desenvolvida em Ribamar Fiquene com a realização de encontros na comunidade da zona rural, nos povoados Assentamento Cristo Vive, Recanto, Água Branca, Folha Larga, Campo Alegre, Tabuleirão, Canto dos Morros, Lajeado I, Arraias, Assentamento Boa União e na zona urbana nos bairros Vila Ita, Vila Lobão, Vila Mariana, Vila Bolacha. O encerramento da campanha prevê concentração no Centro Paroquial Irmã Maria Pia – galpão da Igreja – quando da realização do programa Cidadania em Ação, dia 1º de junho.
O prefeito Dioni Alves (PSDB) destacou a importância da campanha, considerando que é preciso mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade do município de Ribamar Fiquene para se engajar na luta em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Encorajados e organizados nesta campanha, promoveremos ações para que as nossas crianças sejam protegidas e possam ter garantias de uma infância sadia e distante da violência. E isso será possível com a ajuda de todos nessa luta”, concluiu o prefeito. (ASCOM)
Publicado em Regional na Edição Nº 14412
Comentários