Várias manifestações religiosas estão programadas para a Semana Santa neste ano no Maranhão, o que deve movimentar o segmento de turismo religioso no pólo São Luís e outras regiões onde há atividades alusivas ao período. Um dos destaques em São Luís será a realização da “Via Sacra”, montagem do Grupo Grita e maior espetáculo de teatro ao ar livre promovido no estado, programada para esta quinta-feira (28) e sexta-feira (29).
O evento, que é realizado há 32 anos, tem apoio do Governo do Estado e arregimenta público de mais de 200 mil pessoas todos os anos no bairro Anjo da Guarda - onde é feita a encenação da morte e paixão de Jesus Cristo.
Para o secretário de Turismo, Jura Filho, a ação além de marcar o calendário da cidade se tornou um importante atrativo para o período. “A ‘Via Sacra’ já ultrapassou os muros do Maranhão e ganhou a simpatia de diversos visitantes que optam pelo estado exatamente nesse período do ano”, pontuou.
A peça é dividida em atos tendo como palco as praças Recanto da Paixão, Anjo e Ressurreição sendo representada por pelo menos 70 atores e mais de 800 figurantes.
Além da “Via Sacra”, o período também oferece aos visitantes outros eventos religiosos. Na Catedral da Sé, localizada no Centro Histórico, conhecida pelo rico acervo arquitetônico, os atos ocorrem a partir desta quinta-feira (28) com a Missa do Lava Pés, e prosseguem até o Domingo de Páscoa, com muitas celebrações.
Outra opção para o visitante é a cidade balneária de São José de Ribamar, distante 32km de São Luís. O destino oferece um complexo religioso formado pela paróquia que leva o nome da cidade, gruta de Lourdes, Poço dos Desejos e da Saúde, além das iguarias da gastronomia local.