Entre os dias 24 e 28 de junho, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz realizará em escolas da rede municipal de ensino a Semana de Educação para a vida. O evento tem o objetivo de desenvolver atividades que não constam no currículo obrigatório, mas que fazem parte da vivência do aluno.
Assim explica Domingos Bandeira, coordenador do Setor de Projetos Especiais da SEMED: "Temos realizado reunião com gestores escolares para discutir as atividades que as escolas realizarão na Semana de Educação para a vida. O objetivo é dar orientações, as ações são de responsabilidade de cada unidade escolar".
Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, explica que a Semana de Educação para a vida foi criada pelo Governo Federal, através da Lei nº 11.988, e é realizada pelas secretarias de educação dos municípios e estados.
"Todas as escolas de ensino fundamental e médio da rede pública no país devem realizar a denominada Semana de Educação para a vida, de acordo com a Lei nº 11.988. O período é determinado pelas Secretarias de Educação. Esta ação estimulará as práticas pedagógicas fora do ambiente de sala de aula criando mais oportunidades de aprendizagem".
Zesiel explica ainda que as ações envolverão temas como diversidade, direitos humanos, direitos da criança e do adolescente, gênero e orientação sexual, étnico-racial (lei 10.639/03 e lei 11.645/08), sustentabilidade socioambiental; Educação integral (decreto 7.083/10); Saúde da comunidade escolar; Educação para o trânsito; Prevenção contra doenças transmissíveis e Direito do consumidor. (Luana Barros - ASCOM)

Ações da Semana de Educação para a vida:
• Oficinas de trabalho
• Palestras
• Seminários
• Apresentações culturais (dança, teatro, pintura)
• Gincanas
• Feiras