São Luís - A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Agência de Cooperação Alemã (GTZ) promovem, nos dias 19 e 20, oficina de capacitação para a Chamada Pública para Projetos Produtivos Sustentáveis a serem financiados pelo Fundo Amazônia.
A oficina acontece no Plenarinho da Assembleia Legislativa [Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n, Sítio Rangedor - Cohafuma] e se destina à divulgação da Chamada Pública, forma de acesso aos recursos e capacitação de integrantes de organizações não governamentais interessadas em pleitear recursos [do Fundo Amazônia] para o financiamento de iniciativas produtivas sustentáveis em suas respectivas áreas de abrangência.
Dentre as instituições alvo da capacitação estão cooperativas (de produção ou de comercialização) e associações civis (comunitárias ou de produtores), através de entidades aglutinadoras (associações, cooperativas ou fundações de direito privado) que atuem na Amazônia maranhense.
De acordo com a supervisora de Combate e Controle ao Desmatamento e Queimadas da Sema, Izabel Cruz Camizão, estão sendo ofertadas duas vagas por instituição/organização social. “Mas esse número pode ser ampliado, dependendo do interesse e da disponibilidade do local”, explica.
Para atendimento desse público, o Fundo Amazônia disponibiliza apoio financeiro não reembolsável para atividades de uso sustentável da floresta e da biodiversidade em três diferentes categorias: manejo florestal madeireiro e não madeireiro; aquicultura e arranjos de Pesca e sistemas agroecológicos e agroflorestais.
As instituições interessadas em participar da capacitação deverão encaminhar as informações sobre seus representantes (nome completo, email, instituição, telefone e formação) para os emails: iccamizao@sema.ma.gov.br (Isabel Cruz Camizão); cintiapadilha@yahoo.com.br (Cintia Padilha); cleiapinheiro23@hotmail.com (Cleia Pinheiro). Mais informações pelo telefone (98) 3268-4109. (Laurene Leite)