Um total de 30 internas do Presídio Feminino participam, desde segunda-feira (22), do curso de biscoitos e bombons regionais promovido pela Secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar. No curso, as detentas aprenderem a fazer bombons regionais abrindo a possibilidade de terem uma fonte de renda dentro e fora da unidade carcerária.
Ministrado de segunda (22) a sexta-feira (26), o curso tem como proposta fundamental garantir ações de ressocialização as apenadas. Na ocasião estão sendo aplicadas lições de higiene e noções básicas de nutrição.
O superintendente de Justiça da Sejap, Kecio Rabelo, falou da meta do órgão para intensificar as ações de reintegração das internas à sociedade. “Com as ações de reintegração social no sistema carcerário temos uma diminuição considerável da ociosidade dentro das unidades prisionais”.
A coordenadora de profissionalização, trabalho e renda da Sejap, Alice Magalhães, informou como foi o seletivo para escolher as internas para participarem do curso. Realizado pelas assistentes sociais do órgão, no seletivo foi levado em consideração pontos como a aptidão e o interesse das internas. Além disso, o bom comportamento também foi um dos requisitos proposto.
A diretora do Presídio Feminino, Floripes Maria Pinto, disse que está dando continuidade as atividades antes já desenvolvidas. Ela falou que a nova gestão ver a pena além-privação da liberdade, mas como uma oportunidade de ressocialização. “Precisamos preparar essas pessoas para uma nova vida em sociedade de uma forma melhor do que chegaram aqui”, afirmou a diretora.