Representantes das coordenações de assistências da Secretaria Adjunta de Justiça da Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap) se reuniram com o reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Natalino Salgado, para tratar sobre a parceria para a execução dos Projetos e Programas de Extensão Universitária (Proexrt 2014) nas unidades prisionais. Solicitado pelo Ministério da Justiça (MJ), o programa convoca instituições públicas de Ensino Superior para atuarem no sistema prisional.
A iniciativa faz parte das ações de inclusão social da Ufma que visam aprofundar e dar suporte aos projetos de ressocialização voltados ao Sistema Prisional. Geração de trabalho e renda no ambiente prisional e para egressos, Sistema Prisional relacionado à educação, Direitos Humanos e Saúde são alguns dos temas propostos para serem trabalhados em conjuntos. A universidade poderá explorar o projeto academicamente através de pesquisas realizadas dentro do universo penitenciário.
De acordo com a coordenadora de capacitação, trabalho e renda da Sejap, Alice Magalhães, a próxima etapa é diagnosticar as ações que a Ufma irá implementar junto às coordenações de assistência da Sejap. “O encontro foi fundamental para as articulações e iniciar o projeto que garantirá grandes benefícios ao sistema prisional”, explicou.
Presentes, também, no encontro, pela Ufma, as pró-reitoras de Recursos Humanos, Elisa Lago; de Ensino, Isabel Ibarra; de Extensão, Marize Aranha e a coordenadora do Curso de Direito, Lucileia França. (Aidê Rocha)
Comentários