São Luís - Para reduzir os episódios de violência no entorno das escolas da região metropolitana de São Luís, uma força tarefa formada pelos secretários estaduais Jefferson Portela (Segurança Pública), Bira do Pindaré (Ciência e Tecnologia) e Tatiana Pereira (Juventude) esteve reunida nessa terça-feira (20) com representantes de instituições escolares e vereadores dos municípios da Grande Ilha.

O encontro teve como objetivo discutir problemas de segurança nas escolas. Segundo o secretário Jefferson Portela, é necessário discutir de forma estratégica a redução da violência na periferia e no entorno das escolas, o que evitará que a violência chegue ao interior das instituições de ensino.
“Nós ouvimos as reclamações e reivindicações manifestadas durante o encontro. Todo o aspecto discutido fundamenta ações imediatas do sistema de segurança. A centralidade do encontro foi tratar de assuntos específicos relacionados à segurança na parte externa e interna dos centros de ensino”, explicou o secretário.
Na reunião também foi discutida a criação de núcleos de programas e mapeamento das escolas como medidas protetivas. “Vamos atuar com uma política de segurança reforçada, para garantir que o ensino não seja prejudicado. Temos que dar essa garantia de segurança para os professores, funcionários e pais de alunos”, pontuou Jefferson Portela.
Também estiveram presentes no encontro o delegado-geral da Polícia Civil, Augusto Barros; o delegado-adjunto Lawrence Melo; e o membro do Núcleo de Programas Sociais da SSP, Arnaldo Colaço; além de professores da rede estadual de ensino. (Secom)