Delegado Sebastião Uchôa e outras autoridades durante reunião

São Luís - A criação de um Comitê de Prevenção e Repressão à Violência contra os Animais foi a principal pauta de reunião entre representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e de entidades de proteção animal. O encontro foi realizado na tarde dessa quinta-feira (1º), na Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC).
Presentes o superintendente da Capital, delegado Sebastião Uchôa; o titular da Delegacia Especializada em Meio Ambiente, delegado Mauro Bordallo; o comandante do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, coronel Francisco Tinoco; e representantes do Ministério Público, promotor Ronald Pereira dos Santos; da Associação Maranhense em Defesa dos Animais (Amada), Maria do Socorro da Silva, e biólogos.
De acordo com Sebastião Uchôa, a ideia inicial é criar uma corrente de proteção visando à garantia dos direitos dos animais com estratégias e ações integradas para elaboração de uma política de bem estar animal. “É uma nova modalidade, com ênfase em uma resposta policial feita por vias alternativas e não só convencionais”, declarou.
A SSP se comprometeu a disponibilizar uma sala nas dependências da Delegacia do Meio Ambiente para atendimento sobre crimes dessa natureza. Por meio de uma central telefônica, serão registradas ocorrências criminais cometidas contra animais.
Os representantes das entidades elogiaram a iniciativa. “Esse é mais um passo nessa luta. Existem muitos crimes contra os animais. Quem comete esse tipo de violência, agora, vai pensar duas vezes antes de agir”, comentou Maria do Socorro da Silva, da Amada.