Hemerson Pinto
Buritirana, Senador La Rocque e João Lisboa. Três municípios maranhenses, vizinhos a Imperatriz, disputam há anos territórios que abrangem os povoados Jenipapo, Olho D’Água, Novo Horizonte, Centro dos Machados, Tabuleirão, Açaizal Grande, Centro do Toinho, Centro do Zezinho, Pingo de Ouro e Lagoa da Cigana.
O impasse nas discussões gerou uma série de manifestações em julho do ano passado, quando moradores interditaram estradas de acesso a alguns povoados, chamando atenção para a resolução do problema. O ato chamado de ‘Sou Senador La Rocque, aqui é o meu lugar’, teve participação de lideranças comunitárias e representantes partidários.
Seis meses depois, outro movimento agitou Senador La Rocque, distante cerca de 30km de Imperatriz. Na manhã da última segunda-feira, um grupo de moradores do povoado Jenipapo realizou um protesto em frente à casa do prefeito Francisco Nunes. A ideia foi não deixar apagar ‘as chamas’ acesas na manifestação de julho de 2013.
O protesto durou algumas horas, tempo usado pelos moradores para divulgarem que não concordam com as mudanças pretendidas e que são os maiores prejudicados, no que chamaram de ‘queda de braço’ entre os municípios de João Lisboa e Buritirana. Até mesmo equipamentos do posto de saúde do povoado, pertencente a Senador La Rocque, teriam sido transferidos para uma das cidades vizinhas.
O problema existe desde o anúncio de uma possível transferência de parte do território de Senador La Rocque para os dois municípios vizinhos. Dentro das áreas em discussão estão os povoados citados no início desta matéria. Os moradores dessas comunidades querem continuar vinculados à Senador La Rocque.
Publicado em Regional na Edição Nº 14911
Comentários