São Luís - A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) encerra, nessa sexta-feira (25), o Seminário de Administração Tributária, realizado desde quarta-feira (23), no hotel SESC do Olho d’Água, em São Luís, com a participação de 300 servidores. Na palestra de encerramento, prevista para 16h10, o secretário de Estado de Fazenda, Cláudio Trinchão, falará sobre a atuação do fisco em busca da arrecadação potencial, seguido de coquetel e show do cantor César Pinheiro.
Participam do seminário gestores da Sefaz, dirigentes das unidades de fiscalização, arrecadação, tributação e planejamento, dos postos fiscais, agências de atendimento e assessorias.
O Seminário contou com ampla programação e participação de palestrantes da própria Sefaz do Maranhão e das Secretarias de Fazenda de São Paulo e Rio Grande do Norte. “O objetivo é fazer uma avaliação dos avanços obtidos na administração tributária, com a adoção de novos instrumentos de gestão e controle fiscal, além de debater novas perspectivas a partir do panorama fiscal e socializar esses conhecimentos com o corpo de servidores da Sefaz”, declarou o secretário Cláudio Trinchão.
Duas palestras trataram de ferramentas modernas que visam aumentar o controle e a transparência da administração tributária. Domicílio Tributário Eletrônico, palestra do Auditor Fiscal da SEFAZ de São Paulo, Carlos Gityn Hochberg, abordou as vantagens desse novo instrumento que tem por objetivo ampliar a comunicação com o contribuinte, e o Modelo de Fiscalização da Secretaria de Tributação do Rio Grande Norte com foco no SPED, apresentada pelo Auditor Juan Darby de Oliveira Maciel, que tratou do Sistema Público de Escrituração Digital e suas aplicações na gestão fiscal.
Outros temas foram discutidos no decorrer do Seminário tratando de questões atuais e de interesse para toda a Secretaria, como desenvolvimento econômico do Maranhão, essencialidade dos serviços da Sefaz, o desafio com a qualidade do atendimento, governança corporativa, nota fiscal eletrônica, viva nota, entre outros.