São Luís - A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) apresentará, na próxima quarta-feira (21), aos representantes dos estabelecimentos gráficos do Maranhão e de outros estados que atuam no mercado local de confecção de documentos fiscais (notas fiscais), a nova sistemática para credenciamento de gráficas junto ao fisco estadual e os novos procedimentos para solicitação de Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF). A reunião acontecerá no Auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema - Cohama), das 9h às 12h.
O secretário adjunto da Sefaz, Akio Valente Wakiyama, que participará da reunião, convida todos os representantes gráficos que operam no mercado de impressão de documentos fiscais (NF) a se fazerem presentes para conhecer o novo sistema que vai facilitar os procedimentos legais deste serviço, bem como os estabelecimentos comerciais que necessitam dos documentos fiscais.
De acordo com o gestor da área de AIDF, David Caldas Dutra, pelo novo modelo as gráficas solicitarão seu credenciamento gráfico junto a sua representação - Associação Brasileira da Indústria Gráfica/Regional do Maranhão (Abigraf) - que atestará as condições de funcionamento dos estabelecimentos e informará estes dados à Sefaz de forma remota, pela internet, acessando o sistema desenvolvido para permitir esta interface da entidade com a rede da fiscalização estadual.
Com a nova sistemática, tanto o credenciamento gráfico como as Autorizações para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF) serão pleiteadas via internet por meio da central de atendimento remoto SEFAZNET.
Para formalizar este acordo, será celebrado Protocolo entre a Sefaz e a Abigraf para implantação da AIDF e credenciamento gráfico por sistema eletrônico, visando promover a modernização de procedimentos e proporcionar maior segurança na autorização para confecção de documentos fiscais.
Publicado em Regional na Edição Nº 14281
Comentários