São Luís - O estande temático da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) teve uma grande visitação durante toda essa segunda-feira, 23, primeiro dia de apresentações e exposições dos trabalhos da 64º Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC), que está acontecendo no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. O evento que tem como tema a “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”, acontece até o próximo dia 27 deste mês.
A Seduc está apresentando em seu estande projetos que têm como foco principal melhorias no processo de alfabetização, ampliação progressiva da oferta do ensino médio, valorização dos profissionais da educação, ampliação do atendimento escolar eficiente, garantia de acesso e permanência à educação de qualidade, além de intensificar o foco na gestão da aprendizagem.
Alguns dos projetos que estão sendo apresentados pela Seduc aos visitantes da 64ª SBPC têm como parceiros os institutos Ayrton Senna e Alfa e Beto. Esse trabalho em conjunto realizou até o momento a capacitação de 853 professores de diversos municípios, que trabalham com os programas Se Liga e Acelera, nas cidades do interior do estado. Esses dois projetos têm como foco principal a distorção e correção de fluxo escolar.
No caso do programa Alfa e Beto, foram capacitados 82 coordenadores das escolas das redes municipais, e 137 professores da Unidade Regional de São Luís. O Alfa e Beto, assim como o Se Liga e Acelera, também trabalha com o viés direcionado para a otimização do processo de alfabetização.
Para a secretária adjunta de Ensino, Graça Tajra, a Seduc acertou em montar um espaço onde pudesse mostrar alguns dos projetos trabalhados pelo órgão. Segundo ela, a visitação do estande da Seduc está sendo bastante satisfatória, o que apresenta aos participantes da 64ª SBPC a seriedade com que é tratada a educação no Maranhão.
“O nosso estande está com uma visitação bastante satisfatória, o que ratifica a necessidade de estarmos aqui expondo ao grande público todo o trabalho que desenvolvemos diariamente na Seduc, para que a educação no Maranhão possa melhorar seus índices a cada ano. Esperamos que o público continue prestigiando o nosso estande para que mais pessoas venham conhecer o trabalho desenvolvido dentro da Seduc”, declarou.
Para a coordenadora de Programas Estaduais da Seduc, Ana Karolina Salomão, a SBPC é um excelente espaço para que a Seduc possa mostrar os projetos que vem desenvolvendo no sentido de buscar melhorias significativas para a educação do Maranhão.
“Estamos com um estande na SBPC Jovem, onde estamos expondo os nossos projetos inovadores que buscam a otimização do processo educacional no Estado. Esses projetos são trabalhados e executados no intuito de aprimorar o conhecimento dos nossos professores e alunos, na busca por melhorias na relação ensino-aprendizagem dentro da sala de aula”.
Dentre as atividades que fazem parte da programação estabelecida pela Seduc para o seu estande temático, estão as apresentações de videoconferências; oficinas de leituras; rodas de conversas e exposições de projetos educacionais como: “Amicro do Peito” e “Experimentoteca”. Ainda serão expostos ao público da SBPC, os programas Profuncionário, Proinfantil e Gestão Educacional. (Nielsen Furtado)
Publicado em Regional na Edição Nº 14460
Comentários