Líder indígena Libiana Pompeu dos Santos destaca qualidade da merenda escolar

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) encerra, nesta sexta-feira (16), a 6ª etapa da entrega da merenda escolar para 282 escolas indígenas do Maranhão, localizadas nas Unidades Regionais de Zé Doca, Santa Inês, Açailândia, Imperatriz e Barra do Corda.
Este ano, a Seduc desenvolveu uma nova sistemática para aquisição e distribuição da merenda escolar indígena. A metodologia consiste na transferência dos recursos para os caixas escolares das escolas da rede estadual de ensino, que funcionam como escolas-mães.
Uma comissão composta por 47 técnicos da Seduc e lideranças indígenas compra e distribui os gêneros alimentícios em forma de cestas, conforme cardápio elaborado por uma nutricionista da supervisão de Alimentação Escolar da Seduc, aprovado em reunião do Conselho de Educação Indigenista (CEI).
A presidente da Associação Casa de Apoio Comunitário Índia Mainumy, responsável por 18 aldeias indígenas, Libiana Pompeu dos Santos, disse que a merenda que tem chegado às aldeias é de excelente qualidade. Ela também ressaltou como ponto positivo da nova sistemática, a participação dos indígenas e professores na comissão responsável pela aquisição dos alimentos.
“Nós queremos agradecer ao secretário João Bernardo Bringel pela merenda de qualidade e a participação dos indígenas na compra dos alimentos junto com a equipe da Seduc”, reforçou, acrescentando que em sua região 622 alunos são beneficiados com a merenda escolar.
Libiana Pompeu dos Santos destacou o empenho da equipe técnica da Seduc para efetivação do convênio com as associações indígenas para oferta do transporte escolar. “Agradecemos também pela liberação das parcelas que estão sendo pagas para o transporte escolar indígena, beneficiando 176 alunos que se deslocam da aldeia para a cidade”, pontuou.