Técnicos da Seduc em reunião de trabalho para definir metas e ações das Conferências Municipais de Educação

São Luís - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria-Adjunta de Gestão Institucional (Sagi), realizou, na manhã dessa segunda-feira (25), no auditório da Seduc, reunião de trabalho em prol das Conferências Intermunicipais de Educação. Foram discutidos os ajustes finais para a primeira rodada de Conferências, que acontecerão nas cidades de Timon e Caxias, no período de 1º e 2 de abril.
Estiveram presentes o secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc, Fernando Silva; o gestor de Atividades Meio, Pedro Barbosa; além de técnicos e servidores que participarão das conferências.
A Conferência de Timon, coordenada pelo gestor da URE, Maurício Ângelo da Silva, terá como parceira na organização a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), atuando como entidade integrante do Fórum Estadual de Educação. Estarão presentes 168 representantes dos municípios de Matões, Parnarama, São Francisco do Maranhão e Timon.
No mesmo período ocorrerá a Conferência Intermunicipal de Caxias, coordenada pelo gestor da URE da região, Luís Faustino da Silva. Tendo a Uema novamente como parceira, a conferência contará com a presença de 252 representantes dos municípios de Afonso Cunha, Aldeias Altas, Caxias, Coelho Neto, Duque Bacelar e São João dos Patos.
Segundo o secretário-adjunto de Gestão Institucional, Fernando Silva, cada conferência será composta por 42 delegados de cada município, sendo 14 da educação básica, 11 do Ensino superior, nove da Educação Profissional, quatro representantes de movimentos sociais atuantes na região e quatro representantes do Poder Público Municipal.
Conferências Intermunicipais de Educação: As 27 Conferências Intermunicipais de Educação irão ocorrer no período de abril a junho de 2013, nas sedes dos municípios que abrigam as Unidades Regionais de Educação (UREs), envolvendo os 217 municípios do Estado. Serão organizadas pelo Fórum Estadual de Educação (FEE), composto por membros titulares e suplentes indicados por uma das 24 entidades representativas que o compõem.
Os eventos têm como objeto de discussão a Educação Básica, Profissional e Superior, incluindo todas as suas etapas e modalidades de ensino. Primando pela participação de todos os seguimentos locais, visam garantir o debate daqueles que se interessam pelo tema, com vistas à elaboração de políticas educacionais que orientarão na melhoria da qualidade do ensino no Brasil e, em especial, no Maranhão.
As Conferências atuarão reforçando a parceria entre a Seduc, Sistemas de Ensino, Órgãos Educacionais e a Sociedade Civil Organizada no intuito de estabelecer compromissos educacionais mútuos, que culminarão no Plano Estadual de Educação (PEE), documento norteador que será apresentado durante a Conferência Maranhense de Educação (Comae) no mês de agosto.