Membros do Fórum Estadual de Educação discutem elaboração de um plano para o estado

Técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e membros do Fórum Estadual de Educação (FEE), que compõem o Grupo de Trabalho temporário do FEE, reuniram-se, nesta sexta-feira (18), na Secretaria Adjunta de Ensino, no bairro do São Francisco, em São Luís, para discutir sobre a elaboração do Plano Estadual de Educação (PEE) do Maranhão.
O evento objetivou a discussão e construção do planejamento do plano de trabalho do PEE para 2013; estruturação do link do PEE no site do FEE, que será lançado na rede mundial de computadores; além de outros pontos relevantes ao PEE.
Para a secretária Adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira, o processo coordenado pela Seduc está atingindo as expectativas esperadas e as metas estão sendo alcançadas. “A Seduc está coordenando os trabalhos de elaboração do PEE com a colaboração de pessoas que pensam e trabalham educação no seu dia a dia. É importante que todos possam contribuir para a construção de um plano que melhore a parte pedagógica e valorize os profissionais da educação”.
Para Odair José, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), o processo de discussão é bastante salutar no que diz respeito à elaboração de um Plano Educacional que valorize os profissionais da área.
“O Sinproesemma está presente em todas as discussões e entende que esse momento é importante no sentido de proporcionar aos profissionais da educação uma maior valorização, pensando dessa forma a melhoria do ensino-aprendizagem como um todo”, afirmou.
Segundo Maria Vitória Bouças, representante da Associação de Pais e Alunos do Maranhão e da Confederação Nacional de Pais e Alunos, a discussão proposta nesse momento foi de grande importância para a elaboração do PEE e da consequente melhoria da educação no Maranhão. “Estes momentos são de suma importância para a construção de uma nova realidade educacional em todo o país. É importante que o PEE venha a atender às demandas da sociedade em relação à educação, e para isso, é necessário que ele seja aprovado, pois a educação é peça fundamental para o desenvolvimento de qualquer sociedade”, ressaltou.
A reunião do GT temporário do FEE, que discutiu a elaboração do PEE, ainda deliberou sobre a realização de videoconferências sobre o temário, disponibilização de um link para a participação popular em relação à elaboração do PEE, além de outras demandas.