A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Secretaria Adjunta de Coordenação das Unidades Regionais de Educação (URE), realizou nessa quinta-feira (22) reunião de técnicos e gestores das 19 URE’s com a nova equipe de trabalho, composta por secretários adjuntos e superintendentes da Seduc.
O secretário de Educação, Pedro Fernandes, que participou da reunião, que teve como objetivo criar mecanismos de interlocução entre os gestores e a Secretaria Adjunta de coordenação das URE’s, voltou a afirmar o seu compromisso com o ensino de qualidade e em buscar índices educacionais cada vez mais satisfatórios para o Maranhão.
Pedro Fernandes também mencionou a criação das escolas de referência, para que possam ser aferidos por meio delas os níveis educacionais a serem seguidos por outras instituições de ensino da rede pública estadual.
“Volto a afirmar que o meu trabalho à frente da Seduc está voltado para a atividade fim que é o ensino. Com vistas nessa perspectiva, iremos criar em cada URE uma escola de referência, para que possamos avaliar os níveis educacionais por meio dessa escola modelo. Esse projeto é importante por que outras escolas possam observar o que está sendo feito na escola referência e aproveitar essas ações exitosas para aprimorar às suas necessidades. Todos os nossos esforços serão concentrados no sentido de buscarmos a excelência para o ensino público estadual no Maranhão”, afirmou.
Para o secretário adjunto de Coordenação das URE’s, Tadeu Lima, esse encontro foca principalmente neste primeiro contato com os 19 gestores e técnicos das URE’s. Entretanto, de acordo com ele, foram repassadas outras informações que servirão para nortear os trabalhos que serão realizados em 2013.
“Iremos iniciar o processo de socialização das ações que estão sendo trabalhadas e planejadas para o ano letivo de 2013. Por isso, a reunião teve um caráter ainda mais relevante em relação às nossas atividades. Conseguimos apresentar as nossas propostas e ouvir os nossos gestores, agora é trabalhar no sentido de operacionalizar o que foi discutido no encontro”, ratificou Tadeu Lima.
Os adjuntos da Seduc apresentaram aos técnicos e gestores regionais os trabalhos desenvolvidos em cada pasta. Depois, cada um dos 19 gestores, falaram sobre a sua regional e apresentaram as suas demandas.
Segundo o gestor da URE de Pinheiro, Fernando Mitoso, a reunião foi importante para criar esse canal de conversação, que irá otimizar e dar celeridade aos trabalhos administrativos desenvolvidos pelas unidades em São Luís. “Essa forma de gestão é interessante, pois teremos um ponto fixo para encaminhar as nossas demandas dentro da Seduc. Vejo essa perspectiva com grande apreço e acredito no sucesso dessa nova forma de administração, que irá acelerar de forma quantitativa o nosso trabalho, sempre que tivermos necessidade de nos deslocarmos até São Luís”, enfatizou.
A gestora da URE de Pedreiras, Cláudia Brasil, também ratificou a importância desse novo modelo administrativo. Ela disse que esse contexto apresentado na reunião é salutar, principalmente neste momento em que a discussão central é o calendário escolar de 2013.
“Estamos iniciando o processo de discussão sobre o planejamento proposto para 2013. Esse encontro também apresentou diretrizes que iremos seguir no ano que vem, e todo esse processo de discussão é importante para que possamos ter o foco voltado para uma educação de qualidade em nosso estado”, declarou. (Nielsen Furtado)
Publicado em Regional na Edição Nº 14561
Comentários