São Luís - A Unidade Escolar Montezuma, escola da rede estadual de ensino, localizada no bairro Alemanha, está entre as unidades escolares que estão passando pelo processo de reorganização da rede pública de ensino, realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em todo o Maranhão.
A medida tem como objetivo otimizar os espaços ociosos nos prédios escolares em todo o estado, garantindo assim a oferta de um ensino de qualidade do ensino-aprendizagem.
Os alunos da UE Montezuma serão encaminhados para a Unidade Integrada Sagarana I, no Caratatiua, que atualmente tem espaços ociosos em suas dependências. Além dessa, os alunos também podem optar pela matrícula na UI Estado do Alagoas, ambas localizadas no bairro Alemanha.
De acordo com a Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, a Seduc irá garantir a matrícula de todos esses alunos, encaminhando-os para estabelecimentos de ensino com a mesma qualidade de aprendizagem e nas proximidades da antiga escola.
A finalidade da Seduc é realizar uma reorganização com base em um planejamento logístico, no sentido de que nenhum aluno fique sem estudar. A ação também visa aumentar a oferta de vagas de acordo com a capacidade dos colégios, melhorando os ambientes escolares, proporcionando assim a adoção de equipamentos e materiais pedagógicos necessários ao melhoramento do ensino-aprendizagem.
No prédio da UE Montezuma funcionará o Centro de Apoio Pedagógico às Pessoas com Surdez (CAS) – centro de referência às pessoas surdas e surdacegas que atualmente está localizado nas dependências do Centro de Ensino Arthur Carvalho, na Avenida Kennedy, bairro de Fátima. O novo endereço proporcionará um espaço com maior amplitude física, para abrigar não só os alunos com necessidades educacionais especiais, mas a comunidade com a oferta de cursos e formação continuada de professores que trabalham com os surdos e surdocegos.
De acordo com a Seduc, as escolas da rede estadual que permanecerão em funcionamento no ano letivo de 2012 serão suficientes para o atendimento de toda a demanda da rede estadual, sem prejuízos de vagas, garantindo a oferta da educação pública com qualidade no estado.
Publicado em Regional na Edição Nº 14301
Comentários