A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Secretaria Adjunta de Ensino (SAE), em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), está capacitando gestores escolares, supervisores de acompanhamento técnico-gerenencial, diretores de educação e coordenadores regionais, no intuito de ratificar a implementação e execução das ações do Programa Gestão Nota 10 (GN10) na rede pública estadual de ensino.
O encontro, que acontece até sábado (23), no Praia Mar Hotel, em São Luís, visa promover o alinhamento sobre o GN10 com os setores da Seduc e os gestores das 19 Unidades Regionais de Educação (URE’s) para a operacionalização articulada das ações educativas com foco no sucesso dos alunos das 578 escolas de Ensino Fundamental, atendidas pelo programa.
A meta do programa é superar os índices educacionais do Maranhão, em 2010, como o alcance do aproveitamento de 96% de aprovação dos alunos nas escolas que são atendidas pelo GN10. Neste sentido, a formação dos profissionais que compõem o projeto é condição ímpar para o bom desenvolvimento das ações e diretrizes do programa até o ano de 2013.
“Esse trabalho que está sendo desenvolvido é de grande importância, principalmente para os novos profissionais que estão participando da formação pela primeira vez. Essa formação é importante para a implementação das ações necessárias para que possamos alcançar índices mais satisfatórios em relação à educação oferecida no Maranhão”, declarou Rita Paulon, Gerente de Projetos do IAS.
Segundo a secretária-adjunta de Ensino, Graça Tajra, a parceria firmada entre a Seduc e o IAS, para a implementação do GN10 está permitindo a elaboração de parâmetros em relação à melhoria do ensino básico no Maranhão. De acordo com ela, o GN10, em pouco tempo, já apresentou números favoráveis em relação aos avanços educacionais em 2010.
“A educação no estado vem apresentando números bastante significativos, e essa parceria Seduc/Instituto Ayrton Senna, está sendo vitoriosa pelo empenho dos atores que dela fazem parte. É valoroso ver uma equipe empenhada em desenvolver um trabalho tão significativo para o sucesso da educação no Maranhão”, comentou.
A coordenadora técnica do programa na Seduc, Ana Paula Pires, destacou a grande participação dos diretores de educação nesta ação, considerando que estes ocupam posições mais focadas no aspecto pedagógico e por serem integrantes da equipe gestora das UREs, não podem ficar à margem do processo de execução das ações e resultados do GN10.
“Esta nova etapa de capacitação inicial e de alinhamento com os demais setores da Seduc e gestores das UREs, será imprescindível para que possamos cumprir a meta de capacitar 100% de todos os responsáveis pelas ações do GN10, estabelecida pelo Instituto Ayrton Senna, bem como o alinhamento dessas ações a partir do seu eixo gerencial”, afirmou.
Para os gestores regionais, essa perspectiva trabalhada pelo GN10 é apresentada como uma ferramenta que tem como finalidade melhorar a qualidade do ensino, através de um trabalho que versa pela estruturação e finaliza no ensino de qualidade oferecido ao aluno.
“O GN10 nos proporciona a apresentação de resultados através de um trabalho conciso e coeso que é desenvolvido dentro da escola, através de parâmetros e metas estabelecidas, observados na qualificação do professor e no aprendizado do aluno,” explicou o gestor da URE de Pinheiro, Fernando Mitoso.
GN10
O GN10 tem como objetivos institucionalizar práticas gerenciais no cotidiano escolar que proporcionem a substituição da “cultura do fracasso” pela “cultura do sucesso”; instituir o planejamento da prática pedagógica, a partir da avaliação do processo de aprendizagem e capacitar técnicos da Seduc e das unidades escolares para que todos desempenhem suas funções e atribuições, com foco em resultados e metas, assumindo as perspectivas responsabilidades pelo resultado da aprendizagem de cada um dos alunos da rede estadual. (Nielsen Furtado)
Comentários