Balsas - Debater a educação no Maranhão com intuito de buscar melhorias no sistema educacional e propor discussões sobre o processo de municipalização do ensino fundamental. Estes são os objetivos do Encontro de Gestores Regionais de Educação, que acontece até esta sexta-feira (20), no município de Balsas, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Durante o encontro, que conta com a participação dos gestores das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs), os participantes discutem proposições em relação às questões ligadas à educação pública estadual, no intuito de buscar mecanismos que possam melhorar o ensino público oferecido e os índices educacionais do estado.
A secretária-adjunta de Suporte ao Sistema Educacional da Seduc, Carmem Cassas, ressaltou que todas as discussões levantadas nos encontros de gestores são analisadas pela equipe técnica da Secretaria, a fim de buscar mecanismos para trabalhar proposições que venham sanar as questões apresentadas. “Durante os encontros discutimos as questões educacionais das UREs, no intuito de buscarmos as resoluções. Além disso, esse processo possibilita conhecermos de perto a realidade das nossas UREs, para assim, propormos caminhos a serem seguidos no sentido de melhorar o nosso sistema educacional”, comentou.
Para Maria dos Anjos, gestora da URE de Balsas, esse momento é muito importante para o processo educacional proposto para o estado. “Esses encontros com os gestores estão sendo importantes para que possamos discutir as questões educacionais por regionais. É uma boa iniciativa, pois esse processo itinerante proporciona a descentralização das discussões referentes à busca de um ensino público de excelência e melhorias dos índices educacionais no estado”, afirmou a gestora.
Sobre o processo de municipalização do ensino fundamental, realizado pela Seduc, foi apresentado durante o encontro um diagnóstico sobre a consolidação dos dados referente a esse processo. De acordo com Emanuel Denner, superintendente de Planejamento da Secretaria, foi realizado um levantamento com base no número de matrículas, transferência de gestão de imóveis e recursos financeiros das escolas. “Fizemos um trabalho coeso no sentido de juntarmos os números referentes ao processo de municipalização, para que pudéssemos discutir durante esse encontro, os dados repassados pelos gestores”, finalizou.
Publicado em Regional na Edição Nº 14383
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