São Luís - O Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e a União Nacional dos Dirigentes de Educação (Undime), lançou, na manhã dessa segunda-feira (26), o Projeto Um Computador por Aluno (UCA), que visa distribuir a cada estudante da Rede Pública do Ensino Básico Brasileiro um laptop voltado à educação.
O evento aconteceu no Auditório Central da Ufma e contou com a presença do secretário de Estado de Educação, João Bernardo Bringel; do reitor da Ufma, Natalino Salgado; do coordenador do Núcleo de Educação à Distância da Ufma, Othon Bastos Filho;e do secretário de Educação de São Luís, Othon de Carvalho Bastos; além da presença de técnicos da Seduc, da Ufma, alunos e professores, das escolas que serão contempladas com o UCA.
O programa objetiva a busca por mecanismos que inovem os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação no país. Nesta perspectiva, a parceria firma-se no intuito de fazer com que o laptop seja uma ferramenta fundamental, pois auxilia o aluno-aprendiz na criação e compartilhamento do conhecimento, através da interação na rede tecnológica.
De acordo com a supervisora de Tecnologias Educacionais da Seduc, Akemi D. Wada, o Programa UCA tem a finalidade de incluir socialmente e digitalmente as crianças e jovens do estado do Maranhão. Ainda, segundo ela, o UCA é um projeto piloto do Governo Federal, e o MEC já sinalizou positivamente sobre o aumento no número de escolas para 2012.
Para iniciar a implantação deste programa no Maranhão, foram escolhidas 12 escolas, sendo uma escola federal, quatro estaduais e sete municipais. Nesse universo, as escolas estaduais irão receber 2.506 (dois mil quinhentos e seis) laptops, de acordo com o quantitativo de alunos (relativo ao Censo de 2009).
Distribuição
Segundo estes dados, fica relacionada desta forma a quantidade de aparelhos por escolas: C.E. Profº Mário Martins Meireles (São Luís) – 956 laptops; U.E. Raimundo Muniz Bayma (Codó) – 628 laptops; Aluízio Azevedo (São João do Sóter) – 496 laptops e; C.E. Valnice Bertoldo Lima Cordeiro (Capinzal do Norte) – 426 laptops.
O Gestor do C.E. Profº Mário Martins Meireles, João Batista Duarte Azevedo, que recebeu de forma simbólica o laptop na solenidade de lançamento do projeto, enfatizou que “o projeto é de grande importância, pois atualmente a grande maioria dos alunos já tem o domínio da informática através de seus computadores pessoais e até mesmo das Lan Houses. Compreendendo isso, temos a significativa noção de que a implementação dessa ferramenta possa trazer ganhos no processo ensino-aprendizagem em sala de aula”.
Para o secretário de Educação, Bernardo Bringel, esse mecanismo possibilita aos alunos a descoberta de um novo mundo, que pode ser explorado através das telas dos computadores. De acordo com ele, é necessário possibilitar aos alunos esse tipo de ferramenta para buscar melhores resultados no processo educacional.
“Esse programa possibilita a inclusão desses alunos em duas esferas simultaneamente, pois trabalha o social e o digital. Por meio destes mecanismos esses jovens irão descobrir um novo mundo ao alcance de suas mãos. A iniciativa é muito importante e iremos concentrar esforços para que mais escolas possam fazer parte do UCA. É necessário que estas crianças possam fazer desse instrumento o seu melhor amigo, para que venham a dialogar com ele dentro e fora da sala de aula, melhorando assim o seu desempenho na escola”, declarou.
Formação
A formação técnico-pedagógica do UCA, acontece até quinta-feira, 29, na UFMA. O objetivo da formação é capacitar multiplicadores, técnicos e gestores escolares para atuarem na formação de professores e acompanhamento das atividades escolares. (Nielsen Furtado)
Comentários