São Luís - A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou do 2º Encontro do Ciclo de Seminários dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que aconteceu nessa quinta (25) e sexta-feira (26), em São Luís, com o objetivo de discutir a elaboração do Plano Nacional de Educação. Participam do evento, secretários municipais, prefeitos e técnicos educacionais.
A preocupação é alinhar as metas educacionais dos municípios ao Plano Nacional de Educação. Para tanto, cada município deve elaborar seu próprio plano, com o apoio e determinação do Ministério da Educação.
Nesse sentido, o Governo do Maranhão trabalha com os municípios desde 2013 – esforço que rendeu bons resultados, segundo adiantou a avaliadora educacional do Estado, Leocádia Maria da Hora Neta.
“Maranhão e Mato Grosso foram os primeiros estados da federação que aprovaram os Planos Estaduais de Educação, conforme determina a Lei”, informou Leocádia Maria da Hora, referindo-se à Lei no 13.005, de 25 de junho, responsável pela criação do Plano Nacional de Educação para o período de 2014 a 2024.
Agora, a tarefa das unidades federativas e prefeituras é promover debates sobre a realidade local, fazer um diagnóstico e definir metas, prazos e recursos, o que vem sendo discutido nos seminários promovidos pela Undime/MA. Dos 217 municípios maranhenses, 195 já têm aprovados seus planos municipais de educação.
“A Seduc tem dado todo o apoio aos municípios, colocando técnicos à disposição, orientando sobre as avaliações nacionais, com o objetivo de que até o final deste ano, todos os 217 tenham seus planos aprovados”, destacou a secretária adjunta da Seduc, Leuzinete Pereira.

Desafio

O titular da pasta, secretário Danilo Furtado, que também participou do segundo Ciclo do Seminário, lembrou que a educação brasileira tem muitos desafios pela frente, mas que o importante é a organização dos trabalhos. Ressaltou a importância da elaboração do Plano Municipal de Educação e disse que os municípios continuarão recebendo apoio do Estado.
Danilo defendeu a criação de uma Lei de Responsabilidade Educacional para somar aos esforços que têm sido desenvolvidos e adiantou que o Estado vai se mobilizar para melhorar os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
“Nos dias 30 e 31 de outubro vamos promover um importante evento, reunindo todos os prefeitos e secretários municipais, para discutir e refletir os resultados e elaborar planos de ação com base nos números do Ideb”, finalizou o secretário. 
(Vitória Castro)