São Luís - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está orientando os alunos da rede estadual de ensino para que compareçam aos locais de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, nestes sábado (22) e domingo (23), munidos do Cartão de Confirmação, enviado via Correios para o endereço informado no momento da inscrição. Quem ainda não recebeu o cartão deverá consultar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (www.inep.gov.br), informando o número do CPF e senha, para ter acesso ao local da prova.
A Seduc, também, alerta aos candidatos que fiquem atentos em relação à hora de abertura e fechamento dos portões de acesso às provas, que serão realizadas no horário de verão brasileiro, portanto, já que o Maranhão não está incluído, os locais de realização do exame no estado serão abertos às 11h e fechados às 12h (meio-dia).
O coordenador do Enem no Maranhão, Sidney Mendonça, chama atenção dos participantes quanto às orientações do Inep. No dia da avaliação, para responder o caderno de prova, o participante só poderá utilizar caneta esferográfica de tinta preta ou azul fabricada em material transparente. A utilização de materiais como lápis, lapiseiras, borrachas, livros manuais, impressos, anotações, óculos escuros ou qualquer dispositivo eletrônico (celulares, pages, relógios digitais, etc) podem eliminar o candidato do Enem 2011.

Desempenho Enem 2010

O desempenho das escolas da rede estadual do Maranhão no Enem em 2010 melhorou em relação ao resultado do exame em 2009. Dentre as escolas da rede estadual de ensino que participaram do Enem 2010, com mais de dez participantes, a média mais baixa é de 413 pontos. Em 2009, a média mais baixa foi de 345,82. Levando-se em consideração que a média nacional elevou-se em 10 pontos, é relevante esse avanço das escolas maranhenses.
As escolas da rede estadual que mais se destacaram foram o Liceu Maranhense (ficou entre as 50 escolas do Maranhão com o melhor desempenho), com um crescimento de quatro pontos em relação a 2009, alcançando a média de 594,9 pontos, em 2010; logo após veio o Colégio Militar Tiradentes que elevou significativamente a sua média, pois obteve 545,33 pontos em 2009, e alcançou, em 2010, a média de 592,81. Outra escola que se destacou foi o CE Thales Ribeiro Gonçalves, de Caxias, que passou de 519,76 (2009) para 564,21 (2010).
Dentre as 100 escolas com pior desempenho em 2009, o Maranhão contava com 17 escolas; em 2010 esse número caiu para 11. Vale destacar que algumas escolas maranhenses tiveram um elevado crescimento em suas médias em 2010 comparado ao ano anterior. O Centro de Ensino Juvenilia Soares Sousa cresceu 133,23, portanto é notável o esforço da escola de um ano para o outro.
Vera Lúcia Gonçalves Pires, supervisora de Avaliação Educacional da Seduc, ressaltou “que a comparação que se deve fazer, utilizando as médias do Enem por escola, é da escola consigo mesma, analisando o seu progresso no decorrer das edições do exame e trabalhando para que haja melhoria da nota a cada ano e assim alcançar e superar a meta nacional que é de 600 pontos em uma década”.