Secretário Pedro Fernandes destacou a importância da implantação do sistema de mapeamento

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (SAE), promoveu, nessa quarta-feira (3), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís, o lançamento do Sistema de Mapeamento Funcional Eletrônico.
O sistema visa aperfeiçoar a organização funcional dos servidores da rede estadual de Ensino, permitindo a plena observação da lotação e atuação de cada servidor, bem como o fornecimento de dados sobre a demanda de profissionais em cada unidade de ensino.
Presentes na solenidade, o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes; a secretária-adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira; o secretário-adjunto de Gestão Institucional, Fernando Silva; o secretário-adjunto das Unidades Regionais de Educação (URE’s), Tadeu Lima; o gestor da Unidade Gestora de Atividades Meio, Pedro Barbosa; o gestor da URE de São Luís, prof. Francisco Saraiva; o assessor especial, Francisco Solón; além de 188 gestores escolares da URE São Luís.
Pedro Fernandes abriu o evento destacando a importância da implantação do sistema de mapeamento. “É uma ferramenta que vai agilizar processos, possibilitando um diagnóstico das atividades de cada servidor, bem como as necessidades de professores em cada escola do Estado”.
A implantação ocorrerá inicialmente nas escolas da URE de São Luís. Segundo Francisco Solón, no dia 05, sexta-feira, todos os gestores das escolas da regional participarão de oficinas de capacitação para utilização do sistema. Posteriormente, eles farão o envio dos dados que servirão de base para a construção de um diagnóstico completo sobre a atividade e lotação dos docentes da URE.

Educação, gestão e riqueza social
Após a apresentação do sistema de mapeamento, os gestores escolares assistiram à palestra “Educação, gestão e riqueza social”, ministrada por Rosa Graça Domingues, coordenadora executiva do programa Gespública no Maranhão.
Foram destacados pela palestrante os principais aspectos da gestão escolar, bem como sua funcionalidade como ferramenta de resolução de problemas e superação de crises.