Com o propósito de fortalecer a Educação Especial como ação inclusiva e de formação, o Núcleo de Gestão Profissional do Centro de Atendimento Educacional Especializado às Pessoas com Deficiência Visual (Ceap), Professora Ana Maria Patello Saldanha, órgão ligado à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), está promovendo diversos cursos de Formação Continuada na área de deficiência visual.
Os cursos oferecidos são nas áreas de Logística (Sesi/Senai), Sistema Braille, Soroban, Gestão (Senac), Surdocegueira, Informática, Alfabetização da Criança Cega, Capoeira, Instrutor de Braille, Orientação e Mobilidade, Estimulação Precoce da criança com Deficiência Visual e Práticas Pedagógicas.
Coordenado pela professora Ernildes Silva, o Ceap desenvolve os programas de Inclusão no Mercado de Trabalho e de Formação Continuada. O primeiro se constitui na orientação às empresas com relação ao potencial laborativo de profissionais cegos ou com baixa visão, promovendo de forma articulada com outras instituições a qualificação profissional dos jovens e adultos atendidos no Centro, realizando o encaminhamento profissional ao mercado de trabalho com acompanhamento especializado.
O segundo promove cursos de Formação Continuada na área de deficiência visual com carga horária a partir de 80 até 120 horas/aulas, com turmas nos turnos matutino, vespertino, noturno e uma turma aos sábados no turno matutino, tendo como público alvo, os profissionais de educação e a comunidade.
Para se inscrever em um dos cursos, os interessados devem procurar a sede do Ceap, na Avenida Roberto Simonsen, nº 100, Santa Cruz, ou ligar para 98 3253-7231. (Roci Dourado)
Publicado em Regional na Edição Nº 14178
Comentários