A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, em parceria com empresa Vale, está realizando a VIII Jornada do Programa Gestão Educacional (PGE), com profissionais das escolas da área Itaqui-Bacanga, que são atendidas pelo projeto. O evento acontece até esta quarta-feira (19), no Hotel Brisa Mar, em São Luís.
O foco principal do encontro é a discussão dos resultados obtidos, até o momento, com relação ao plano gestor proposto para as escolas, envolvendo professores, alunos e família.
As jornadas do PGE estão programadas para acontecer até 2013, totalizando 16 jornadas pedagógicas, reunindo 35 participantes da equipe de liderança (gestores, supervisores, professores e profissionais de apoio). O objetivo é fortalecer a aprendizagem dos alunos, por meio dos diversos segmentos escolares.
De acordo com Raimundo Barros Ribeiro, gestor do Centro de Ensino Dayse Galvão, o programa trouxe avanços em todos os aspectos, tanto na parte gerencial quando na parte pedagógica da escola. “Com o PGE, conseguimos manter um controle gerencial mais bem apurado na escola, além de melhorar qualitativamente a participação dos nossos alunos em relação às atividades de ensino-aprendizagem da escola”, comentou.
O Programa de Gestão Escolar tem o foco voltado para a formação de supervisores e gestores escolares, responsáveis pelo planejamento e coordenação dos processos de trabalho nas escolas. Com isso, cada unidade está sendo capacitada para planejar de forma estratégica suas atividades visando melhorar os níveis de aprendizado dos alunos.
A gestora da URE de São Luís, Sônia Maciel, explicou que a parceria está sendo muito importante para o processo gerencial das instituições de ensino e está refletindo diretamente no dia-a-dia das escolas. Segundo ela, a princípio, o PGE está sendo trabalhado nas escolas da área Itaqui-Bacanga, nas cidades de Açailândia e Santa Inês, podendo ser estendido a outras escolas da rede estadual de ensino após esse período de adaptação.
“O PGE é importante para a Seduc, para a URE São Luís e para as escolas, porque busca melhorar o processo gerencial das escolas e reflete de forma positiva nos índices educacionais dessas instituições. Então, a Seduc está satisfeita com todo o resultado que está sendo alcançado com o PGE, que envolve todos os segmentos da escola, desde a direção até a familiar dos alunos”, declarou.
Segundo a consultora do PGE, Raquel Rocha Dada, os resultados obtidos estão seguindo o cronograma estabelecido e em muitos casos estão além do que havia sido pensando quando do firmamento da parceria. “Estamos satisfeitos com os resultados alcançados até o momento e a participação de todos que compõem esse programa está sendo fundamental para o seu sucesso. É com ação como essas que pretendemos colaborar para que os índices educacionais possam mudar no Maranhão”, explicou.  (Nielsen Furtado)