As secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Saúde (SES) realizaram nessa quarta-feira (14) o Seminário Preparatório das Ações do Dia 1º de Dezembro nas Escolas da Rede Estadual de Ensino. O evento é uma das atividades do programa Saúde e Prevenção na Escola (SPE), que atualmente engloba gestores, professores e alunos de 25 escolas da capital.
O evento teve como objetivo buscar mecanismos de planejamento para as ações que serão desenvolvidas no Dia Mundial de Combate à AIDS. Todas as discussões propostas no seminário irão nortear um caminho de diretrizes que devem ser seguidas pelas escolas. Entretanto, as entidades de ensino vão ter autonomia para desempenharem outras atividades dentro do tema, ou mesmo, de estender essas ações à comunidade ao redor da escola.
“Trabalhamos neste seminário as ações que iremos trabalhar no dia 1º de dezembro, Dia Internacional de Combate à AIDS. Preparamos um cronograma de atividades, mas cada escola terá a autonomia para preparar ações correlativas, ou até mesmo, trabalhar esse tema junto à comunidade em que a escola faz parte”, explicou Sônia Ferreira, coordenadora do SPE na SES.
Esse seminário e as atividades de 1º de dezembro irão refletir a culminância de um ano de muito trabalho realizado entre as duas secretarias, gestores, professores e alunos das escolas que integram o projeto. Segundo Tayane Katherine, aluna do Centro de Ensino Mário Meireles, esse momento de socialização e elaboração das ações que irão nortear as programações para o Dia de Mundial de Combate à AIDS, é muito importante para o processo de conscientização que vem sendo trabalhado neste ano.
“Este ano foi muito especial para todos que participaram deste programa. Trabalhamos de forma intensa em nossas comunidades, buscando sempre o caminho da sensibilização dos nossos amigos em relação ao uso dos métodos de prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), principalmente a contaminação com o vírus HIV”, enfatizou.
Para o coordenador pedagógico da Unidade Regional de Educação de São Luís, André Bogéa, que estava representando a Seduc no evento, todo esse processo de parceria entre as duas secretarias e o engajamento da Seduc nesses projetos referentes à saúde dos jovens é muito importante para a composição de uma sociedade mais consciente e saudável em relação à preocupação com a qualidade de vida dos jovens maranhenses.
“A Seduc sempre vem trabalhando em conjunto com várias secretarias e órgãos no sentido de buscar melhorias significativas para os nossos jovens. Esse projeto é de grande importância, principalmente pela temática posta em discussão, que é a disseminação da AIDS em todo o planeta. É importante criar esses mecanismos de sensibilização em relação a essa doença, para que os nossos jovens tomem consciência do uso de métodos preventivos em relação às DSTs”, declarou.
Publicado em Regional na Edição Nº 14555
Comentários